Arduino

Waldunano – Mais uma placa made in Brazil

É muito prazeroso usar placas feitas por brasileiros. Além de alimentarmos o mercado interno, valorizarmos o produto nacional e termos a garantia de qualidade, ainda desfrutamos de visões diferentes dos padrões made in China. É o caso da Waldunano.

Waldunano

Essa placa, feita pela Wal Proj, é acoplável a um Arduino Nano. Charmosamente carrega uma bandeira do Brasil, mas não por acaso; as placas da Wal Proj já estão sendo encomendadas em outros países, inclusive por italianos. No Brasil já chegaram às centenas de vendas em pouquíssimo tempo desde seu lançamento.

A placa possui um slot para o Arduino nano, disponibilizando acesso a todos os pinos de I/O paralelamente ao Arduino. Apenas isso já faz dela uma placa de prototipagem, ideal para makers que desejam fazer experimentações sem ficar arrastando um Arduino de lado pela mesa. Mas não é apenas isso que a placa disponibiliza.

De um lado, uma barra repleta de pinos GND e VCC (5V), para não precisar sequer pensar em protoboard – não que protoboard seja mal, mas quanto menos componentes, mais rápido prototipamos, certo? Além disso, economizamos nos jumpers!

Logo adiante do Arduino Nano, temos o slot para ESP-01. Muitos projetos são feitos com ESP-01, ele é realmente necessário em casos específicos, é muito barato e para desenvolvimento, provavelmente ideal. Além disso, podemos utilizar o ESP-01 como master e assim aproveitar todo seu poder de processamento, além da rede WiFi. Nesse último caso, o Arduino Nano fica como slave, apenas servindo aos propósitos a qual for designado pelo ESP-01, que lhe envia comandos por serial.

Na lateral da placa há a um borne de entrada para alimentação, podendo ir de 7.5V a 12V. Embaixo da placa se encontra um regulador de tensão para o ESP-01, que trabalha em nível lógico de 3v3.

O criador, Waldir, trabalha com projetos industriais também e é comum utilizar Xbee na industria. Bem, lá está um slot para Xbee ou bluetooth, a seu critério.

Já é o suficiente ou não? Se quer mais um argumento para adquirir a sua, a Waldunano possui um slot para display Nokia 5110, permitindo assim uma interface de debug.

Waldunano – Pinout

A distribuição na placa é simples e direta. Um jumper logo abaixo do Arduino Nano permite selecione o pino 2 e 3 do Arduino Nano para comunicação com o ESP-01.

Waldunano - Pinout

Vídeo

O criador fez um vídeo sobre a placa, contando sua história e trajetória. Vale a pena dar uma conferida no canal Projetos Eletrônicos.

No decorrer dos artigos voltarei a mostrá-la, aplicando em projetos para artigos e/ou testes de sensores e atuadores. Em breve também escrevo um artigo mostrando como usar o ESP-01 como master.

Onde comprar?

Não apenas essa placa, mas os outros produtos da Wal Proj podem ser adquiridos pelo site oficial. Confira e divirta-se adquirindo mais essa placa para Makers. Valorizando o mercado interno, todos crescemos!

2 comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: