fbpx
1 de julho de 2022

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Voice remover – A melhor opção para separar trilhas

voice remover

Usei o termo “voice remover” porque é a intenção da maioria das pessoas; ora por querer cantar a música no estilo karaoke, ora por querer acompanhar a música com um instrumento. Mas a solução apresentada aqui é mais do que isso – ela separa a música por trilhas, deixando os baixos em uma, baterias em outra, voz em outra e assim por diante.

Aproveito o ensejo para sugerir a leitura do artigo sobre o gigantesco e-paper da LilyGo. Não tem nada a ver com o artigo atual, mas estou com um display HMI de um parceiro da China que toca áudio e vídeo e quando começar a escrever sobre ele, você não conseguirá mais dormir até chegar o seu. Então, atente-se à série sobre displays, porque se um e-paper não é próprio para seu projeto, talvez um HMI seja o que você está procurando. E não, não é Nextion – é muito melhor!

Voice remover

E tirando a voz, fiz esse vídeo mostrando a qualidade desse software, que não é o único, mas aparentemente o mais avançado, além do custo-benefício. Isso também porque a solução não é gratuita, mas para quem atua muito em música, pouco mais de 4 dólares ao mês não é nada. Eu nem uso música tanto assim, mas fiz questão de ter o serviço – não que goste de pagar por SaaS, mas há casos em que se faz necessário engolir o orgulho e desfrutar do recurso.

Photopea

O nome do software como serviço supracitado não é Photopea, mas o Photopea é outro serviço que vale muito conhecer. Ele é um pseudo-Photoshop, com os mesmos atalhos e recursos mais que suficientes para quem trabalha imagem para web. Já o uso há um bom tempo e se você não conhece, está atrasado. Mas é hora da revelação, caso você não assista o vídeo pra ver o resultado. E talvez nem te anime, porque existem outros softwares para o mesmo propósito, mas acredite, nenhum entrega o que esse entrega, sem resíduos. É impressionante!

O software em questão é o Moisés – Não poderia ser outro nome – e pode ser apreciado nesse link.

Como descobri o software se não sou da área? Bem, eu tenho um amigo de longa data, que além de músico é um hacker em Python e cloud. Ele “por acaso” me mostrou e enlouqueci no momento em que escutei “apenas” o vocal e depois “apenas” a base.

O que voice remover tem a ver com embarcados? Cara, às vezes precisamos resposta audível (como em URAs) e podemos ter áudios influenciados e que gostariamos de limpar alguma faixa. Eu sei que muita gente vai pensar nos áudios da Envato, que tem uma fala no meio – e deve resolver pra isso também, mas aí estamos falando de pirataria. Eu tenho assinatura na Envato, assinei o Moisés e só não assinei o Photopea porque o preço não está adequado, mas sou contra pirataria, portanto, não é um “incentivo” dizer que o voice remover serve também para retirar a voz que está no demo da Envato.