27 de outubro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Tomada inteligente com Alexa

tomada inteligente

Achei fundamental uma série com dispositivos de mercado porque em diversos casos facilita muito a implementação de nossos projetos. E até pouco tempo fui resistente a utilizar coisas que não tivessem sido feitas por “minhas próprias mãos”, mas como já citei em outro artigo, esses “atalhos” nos permitem dedicar tempo ao “cerne” de nossa solução. Nesse artigo apresento a tomada inteligente da Saravati, sendo que o primeiro artigo em que citei a Saravati foi o do Echo Dot 4a geração. Na mesma semana escrevi sobre lâmpadas inteligentes – o artigo anterior a esse, mas tem diversos outros artigos relacionados a Alexa, utilizando ESP8266 e ESP32, com o firmware Tasmota (que inclui esse vídeo) que é o mais fácil de implementar, mas também tem um artigo com ESPAlexa, que é o mais flexível (vídeo do setup do ESPAlexa).

O Echo Dot é o dispositivo que se integra com a Alexa e sem dúvidas é a melhor opção para utilizar essa inteligência artificial. Sua configuração é extremamente simples e adicionar outros Echo Dot em uma casa (mesmo lado a lado) é transparente e não gera conflitos. Além do artigo sobre o Echo Dot da Saravati, também fiz o vídeo de apresentação e configuração do produto.

Tomada inteligente

Para implementarmos uma tomada inteligente com ESP8266 ou ESP32 precisaremos considerar de imediato um relé, seja ele parte integrante da placa ou adicionado por interconexão. Não fiz os cálculos precisos, mas provavelmente o custo de implementação com ESP deve ser um pouco inferior ao preço de uma tomada inteligente. Em contrapartida, o tempo de desenvolvimento e implementação é maior, além do desconforto de adequar o dispositivo à tomada, que nem sempre comportará o conjunto completo. A tomada inteligente é uma solução pronta para encaixar sobra a tomada que já está na parede, portanto não é um método invasivo e todo o processo de instalação se resume a encaixá-la na tomada comum. Uma pela outra, a tomada inteligente é uma opção viável para implementações onde deseja-se controlar apenas o ligamente e desligamento de um dispositivo.

Uma coisa que não devo ter citado ainda é que, estando na rua, podemos fazer o desligamento de algo que porventura tenhamos deixado ligado. Há poucas semanas dei uma saída e esqueci-me de desligar o osciloscópio, então liguei para minha esposa e pedi que o fizesse. Não foi uma tarefa simples tirar da tomada, pois ela não estava identificando qual era (poderia ser meu servidor DNS, um dos filtros de linha ligado em outro filtro etc). Com uma tomada inteligente, bastaria usar o aplicativo do celular e pedir para que a Alexa o desligasse, invés de procurar dentre as 16 conexões que tenho.

Para esse artigo estou usando a tomada inteligente para controlar a lâmpada âmbar da minha nova iluminação. Talvez você se questione: “Como assim?”, mas como é uma lâmpada “de mesa”, optei por um soquete de tomada, amplamente mais barato que um abajur.

Configuração da tomada inteligente

Aqui temos a primeira dica importante: Se usar lâmpada inteligente Elgin, desconfigure suas lâmpadas no aplicativo Elgin e reconfigure-as no Smart Life. Ambos usam o mesmo protocolo, mas deu um conflito fenomenal aqui, até o ESP da iluminação do escritório se perdeu. Não use os dois aplicativos.

A segunda dica é como fazer para reconfigurar as lâmpadas inteligêntes. Acho que merece até um tópico:

Como reconfigurar lâmpada inteligente

Não sei se todas, mas as da Elgin é simples. Desconecte e reconecte a lâmpada à energia rapidamente por 3 vezes, então ela tornará a piscar. Abra o aplicativo Smart Life, no qual você já deverá ter configurado a tomada inteligente. Mas não vimos como configurar a tomada inteligente ainda. Vamos lá.

Instale o aplicativo Smart Life

Para configurar a lâmpada inteligente, instale o aplicativo Smart Life DA PLAYSTORE. Não escaneie o código QR porque ele direciona para uma URL que sequer me dei ao trabalho de ver. Se o fizer, certifique-se de que não está sendo redirecionado para um apk. Não que a loja do google seja segura, mas é mais garantido que um apk sem nenhuma aferição.

Após a instalação, será necessário criar uma conta. Você receberá um código por email, então conecte o aplicativo à conta da Amazon. Não vai pedir senha. Agora o lado ruim desse aplicativo é que ele não usa shadow pra tampar a senha da criação da conta. Por isso, não use uma senha que tenha alguma relação com outra conta sua. Não estou dizendo que há risco certo, mas é uma fragilidade na segurança – que aliás, nenhum dispositivo oferece algo além do mínimo, mas esse assunto já tratei em um artigo mais filosófico.

Tendo feito isso, o procedimento para inclusão posterior através do app da Amazon é semelhante ao da lâmpada inteligente, exceto pelo fato de que deve-se buscar por tomada inteligente invés de lâmpada. Posteriormente é possível definir a tomada inteligente como lâmpada, desse modo ela pode ser incluída em um grupo de luzes para desligar tudo junto. No vídeo demonstro isso, assim que editado estará disponível no canal DobitaobyteBrasil no Youtube.

Onde comprar tomada inteligente?

Assim como os dispositivos ESP8266, ESP32 e Echo Dot, a Saravati tem toda uma linha de produtos para automação doméstica, visite o parque de diversões e duvido que saia de lá sem comprar algo. A propósito, essa tomada inteligente é bivolt, serve para qualquer região do país!

Não esqueça de visitar também o canal e se inscrever. E clique no sininho para receber notificações para quando sair o vídeo você já ficar sabendo!