31 de julho de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

superres : upscale de imagem sem perda com Waifu2x

upscale de imagem sem perda

Em 2016 escrevi sobre superres usando ffmpeg, que quebra um bom galho até hoje, mas atualmente temos a inteligência artificial para melhorar o que já era bom. E hoje vou indicar uma ferramentas dessas, cujo requisito é unicamente que você tenha uma GPU Nvidia para cumprir a tarefa, seja em Windows, Mac ou Linux. Vamos ver como fazer upscale de imagem sem perda e com melhoras nas cores usando Waifu2x.

O que é o Waifu2x NCNN Vulkan

Trata-se de uma implementação de uma rede neural NCNN, que roda em qualquer plataforma que tenha uma placa Nvidia com a API Vulkan. Já clique no link e baixe a versão desejada dessa ferramenta com rede neural.

Ela é portável, de forma que não precisamos instalar nada, nem baixar models; tudo está no pacote. A única consideração é que é uma ferramenta de linha de comando, mas é só abrir o terminal e executar conforme o exemplo mais abaixo. Em Windows, troque ./waifu2x-ncnn-vulkan por waifu2x-ncnn-vulkan.exe.

Como usar o Waifu2x

Se executar o programa sem parâmetros, ele mostrará o help. Basicamente, passamos como parâmetros a entrada e a saída:

./waifu2x-ncnn-vulkan -i olhos1.jpg -o olhos2.jpg

Os demais parâmetros tem um padrão, como pode ser visto no help:

upscale de imagem sem perda

Se quiser mudar algum parâmetro, basta usar as respectivas flags com um dos valores suportados. O help mostra tanto as flags quanto os exemplos, como pode ser visto na imagem acima. Pra fazer o exemplo aqui, baixei uma imagem bem pequena, mas que não estivesse estragada.Fazer upscale de imagem sem perda não significa consertar defeito, certo?

upscale de imagem sem perda

Essa imagem já estava deteriorada, peguei no foicebook, mas aqui já dá pra ver qual está mais nítida, sem dar dica. Considere que se a imagem de entrada for muito grande e a saída ampliada for muito grande, isso poderá esgotar a memória da placa de vídeo. Não vá com sede ao pote; comece com o padrão, suba para 4, 8 e então 16. assim você consegue sentir o esforço necessário para a tarefa.

O vídeo relacionado estará no Youtube tão logo editado, no novo formato de vídeo – com cores cinemáticas, iluminação (mediana ainda), edição de qualidade, efeitos visuais e humor. Se não é inscrito, não perca essa oportunidade de me fazer feliz!