Raspberry

Servidor DNS no Raspberry: Problemas resolvendo nomes

Gerar binário a partir do script Python | resolvendo nomes | iniciar programa no boot | Multithread no Raspberry | Compilar programas escritos em Python

Essa é uma dica rapidinha, só pra ajudar resolver um problema meio chato de diagnosticar. Tive problemas resolvendo nomes em um servidor DNS em meados dos anos 2k em uma empresa na qual trabalhei. Até então, não tinha essa experiência, me debati um bocado até descobrir que estavamos com problemas para resolver nomes e o diagnóstico era o seguinte:

  • As páginas carregavam parcialmente, era necessário fazer um reload
  • Às vezes os domínios não carregavam
  • Ao iniciar a página, ela expirava
  • O acesso a itens de um site era parcial

Tudo isso acontecia por causa do DNS e o problema é agravado quando tem novas resoluções para fazer durante o carregamento. Por conta disso, se não tiver “as manhas” fica difícil diagnosticar, porque não haverá perda de pacotes ao traçar uma rota, não haverá erro em lookup e com isso ficamos a ver navios. Agora tive novamente o problema, mas dessa vez com meu próprio servidor DNS configurado no Raspberry, rodando já há alguns anos. Solução? Simples, limpar o cache do DNS.

Se ainda não tem seu próprio servidor DNS configurado, recomendo. Além de agilizar a resolução de nomes para sua rede, ainda vai lhe permitir resolver nomes para dispositivos internos, como a TV, smartphones, Raspberry, Arduino etc.

Precisa comprar um Raspberry ainda?

Certamente o mais econômico para fazer seu próprio servidor DNS é ter um Raspberry. Você poderá adquirí-lo com nosso parceiro CurtoCircuito, através desse link.

Tendo interesse em configurar seu próprio servidor DNS, leia esse artigo.

Ver o cache do bind9

Ganhe acesso de root para não ficar digitando sudo  antes do comando:

Primeira coisa, dê uma olhada no cache antes de limpar, apenas para ter ideia de como está. Pode pular direto para limpeza, se seu interesse for exclusivamente resolver o problema.

Depois, para ver o cache, pode utilizar um cat ou um grep, caso deseje filtrar algum domínio:

Limpando o cache – Fim dos problemas resolvendo nomes

Agora basta limpar re fazer o reload. Para tal, siga com esses dois comandos:

Executando novamente o comando cat disposto acima, será possível ver que a tabela estará vazia. Os primeiros acessos a um domínio serão mais rápidos após seu DNS fazer o cache e daí por diante sua navegação será “acelerada”.

Agora você já pode navegar em paz!

Projetos para sua empresa

Do bit Ao Byte é mais do que um blog. Somos uma empresa de serviços, cuja principal atividade é desenvolvimento e implementação de projetos embarcados e IoT.
Trabalhamos dentro da legalidade, emitindo nota fiscal de serviço, elaboração de requisitos de sistema e documentação do código.
Não importa onde você esteja, montamos a prova de conceito e gravamos vídeo do projeto antes de entregar o código e/ou hardware configurado.

Em parceria com a AFEletrônica, projetamos e produzimos hardware industrial (também com nota), para lhe entregar a melhor experiência para seu projeto.
Entre em contato:
vendas@afeletronica.com.br
Ou direto comigo:
djames.suhanko@gmail.com

Será um prazer tê-lo como nosso cliente!