Arduino

Sensor de luz TEMT6000

Vimos nos artigos anteriores outros dois sensores de luminosidade, sendo o TSL2561 e o BH1750. Nesse artigo será apresentado o último sensor da série proposta pelo nosso parceiro Curto-circuito, o sensor de luz TEMT6000.

Características do sensor de luz TEMT6000

Esse sensor é o mais simples de todos; VCC, GND e leitura no pino analógico. O circuito possui apenas os pinos e o sensor, além de um resistor para dividir o sinal, o que faz dessa placa a menor de todas. Em contrapartida, utilizá-lo diretamente em um ESP32 ou ESP8266 não é a melhor opção para quem quer precisão, uma vez que o ADC do ESP aceita apenas 1V, já é regulado para dividir 3V3 e tem uma margem de erro grande. Se for o caso de utilizá-lo, considere um ADC externo, como um ADS1015 ou um ADS1115.

Esse sensor de luz TEMT6000 é adaptado à responsividade do olho humano, conforme indica o datasheet. Altamente sensível e diminuto. Também no datasheet, encontramos o AMR, mas não tem a tensão característica de trabalho. Considerando que o máximo é 6V e a tensão do coletor é 1.5V, podemos trabalhar com nível lógico entre 3v3 e 5V.

Em minha opinião, esse sensor é ideal para usar com Arduino, seja qual modelo for. Ele é realmente pequeno, como pode ser visto na imagem de destaque. Desse modo, sempre tem um canto sobrando para adicioná-lo a um projeto, além do baixo custo. Já para ESP8266 ou ESP32 me parece mais adequado utilizar os sensores I2C devido à baixa qualidade do conversor AD do ESP.

Wiring

Claro que não precisaria, mas apenas para atender aos protocolos do artigo; VCC em 5V, GND em GND e Signal ao A0. O código é estupidamente simples, uma vez que tudo que precisamos fazer é ler a porta analógica e mapear o valor para a saída.

E aqui temos uma tabela de valores para servir de referência, seja para esse ou para os outros sensores:

sensor de luz TEMT6000

Concluímos a série com sensores UV e agora concluímos a série com sensores de luminosidade. Opções não faltam, além de quê nosso parceiro Tem muitos outros sensores. Passe no site e confira!