Raspberry

Reconhecimento facial com Raspberry

Está acompanhando a série sobre inteligência artificial? Está perdendo um bom material, se não estiver. Nesse, veremos como fazer reconhecimento facial com Raspberry e inteligência artificial, baseado no mesmo projeto desse outro artigo.

A grande sacada é que o treinamento não é feito no Raspberry, apenas um model treinado em um computador potente é incluído ao projeto.

Preparar o sistema para reconhecimento facial com Raspberry

Primeiramente, o sistema deve ser o Raspian Jessie Light mais atual. Anteriores não funcionarão. Será que você vai ter que formatar o seu?

Configurações iniciais

Instale o sistema no cartão, faça o login normalmente e então configure o WiFi. Rode o configurador:

Faça as configurações de sistema necessárias, habilite a câmera do Raspberry. Configure a memória da GPU para pelo menos 16. A minha está 64 (menu Advanced). Se não tiver o programa instalado, instale-o:

Nesse outro artigo mostrei como colocar o sistema de arquivos em somente-leitura para proteger o sistema de arquivos e aumentar a vida útil do cartão. É altamente recomendada a leitura. Se já está utilizando dessa forma, antes de instalar qualquer coisa é necessário por o sistema de arquivos em read-write:

Reconhecimento facial com Raspberry

Salve as configurações e então faça o primeiro reboot do sistema:

Instalação de pacotes

Agora é hora de instalar as dependências. Mais uma vez, coloque o sistema em modo de escrita se tiver executado o tutorial de proteção do cartão SD, então instale os pacotes:

Se estiver utilizando uma câmera ( certamente quererá fazê-lo), instale uns extras necessários:

Compilação nativa

Temos duas opções em relação à dlib. Uma, a compilação nativa e a outra, cross-compiling. Ah, tem também a opção de compilação nativa em ambiente virtualizado. Ou compilação em docker (que é paralelização de processos. Etc.

O primeiro exemplo é para compilação nativa, caso você ainda seja um usuário de Windows. Primeiro, habilite uma área de troca para auxiliar a memória RAM. Isso é temporário.

Feito isso, reinicie. Instale a dlib versão 19.6:

Instale o face_recognition para fazer o reconhecimento facial com Raspberry:

Reverta a swap:

Baixe os exemplos:

Se você quiser uma interface gráfica no seu Raspberry (recomendo que não utilize para não desperdiçar memória), faça o seguinte:

Compilação cruzada

É um bocado trabalhoso, mas em compensação você não sofrerá aguardando que o pobre processador ARM termine a longa e demorada compilação. Se desejar utilizar seu computador como máquina de compilação para o Raspberry usando cross-compiling, o procedimento está descrito nesse artigo.

Compilação em plataforma virtualizada

Nesse outro artigo descrevo o processo para compilação nativa em ambiente virtualizado utilizando o QEmu para emular ARM. É uma boa opção também, desde que seu computador nativo tenha memória RAM para fornecer ao virtualizador.

Tentando na sorte

Se quiser, experimente fazer reconhecimento facial com Raspberry  com a dlib fornecida através do pip3:

Eventualmente pode funcionar.

Documentação da API

A documentação da API pode ser encontrada nesse link. Os exemplos que você deve ter baixado seguindo esse tutorial lhe serão bastante úteis e a documentação cobrirá quaisquer dúvidas.

Farei alguns projetos bem interessantes com esses recursos, mas precisarei de outro Raspberry Pi 3 para isso. Verei com os parceiros do site assim que possível e teremos muita diversão pela frente. Afinal, qual o objetivo de apenas reconhecer, exceto impressionar os amigo, certo?

Deixe seu like na nossa página do facebook clicando alí no canto superior direito. Farei alguns vídeos logo mais, inscreva-se no nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube e clique no sininho para receber notificações. Ou você vai correr o risco de perder os experimentos?

Até a próxima!

 

One comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: