Quarentena Maker – Nova programação do canal

Ontem, lá por volta das 23 horas, recebi uma mensagem de um parceiro e fornecedor. Suas atividades estão sendo suspensas pelo período de reclusão. Considerando que os parceiros de material eletrônico estão trabalhando com estoque e a previsão de retomada da vida normal deve se estender de 3 a 6 meses, resolvi criar uma nova programação; a Quarentena Maker. Aliás, quarentena não são 40 dias, mas é um termo que surgiu ao adotar a prática dos 40 dias durante a peste negra.

Quarentena Maker

Nesse período em que certamente os trabalhos estarão reduzidos e o tempo sobressalente será em confinamento, a abstinência e o vazio existencial podem ser agravantes para essa situação de resguardo para nós. Olhei para as paredes da casa e pensei:

-O que vou fazer aqui dentro?

Bom, então começaram as ideias; higienização das mãos é uma constante. Ainda tem chego alguma encomenda, delivery também está acontecendo. Entrar em casa e acender a luz para abrir um caixa sem ainda ter esterilizado a caixa é um erro comum, por isso decidi começar a Quarentena Maker dando continuidade ao projeto com os módulos da AFEletronica, utilizando o assistente Alexa para auxiliar no ligamento das luzes.

Controle remoto? Excelente fonte de contaminação. Se um dos integrantes da casa estiver com a mão contaminada e pegar no controle da TV, todos estarão sujeitos à contaminação. Vamos usar o Alexa para controlar a TV; para atender o celular e o que mais for possível.

Já nesse processo de automação e considerando o exemplo de ligamento de luzes, eventualmente elas serão ligadas manualmente, seja por esquecimento ou falta de conectividade. Nesse caso, chegou o momento de eliminar da casa esse modelo conceitual de legado chamado “interruptor”, que nada mais é que um fechamento manual de circuito. Vamos ver a criação de espelhos em acrílicos especiais com sensor de toque capacitivo, que facilitarão a higienização e conferirão uma aparência elegante e moderna.

Periodicidade da Quarentena Maker

Não sei se consigo fazer um artigo e um vídeo por dia, apesar de estar praticamente atuando como um vaso dentro de casa nesse período, Mas tentarei fazer tanto quanto possível. Considere que é uma situação real, de modo que ao gravar vídeos manterei todo o som ambiente natural do dia-a-dia, com esposa e filha conversando, TV ligada, vizinhos passando no corredor, louça sendo lavada. É pra ser uma programação da realidade e para a realidade.

Considerando a apresentação do programa (que começa hoje), sugiro que aproveite o momento para se inscrever em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube e acompanhe todo o conteúdo.

Só pra referenciar; o “dia 1” da Quarentena Maker começa com o primeiro dia da quarentena agindo como um maker, não é o primeiro dia oficial da quarentena, ou seja, hoje é o dia 1 da quarentena maker.

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.