Qual CNC laser “não” comprar? (Spoiler: Visutec Multivisi)

Bem, bem. Estou entrando no negócio de corte laser para produzir meus relógios e outros projetos que tenho desenvolvido para makers. Daí surgiu a óbvia necessidade de comprar uma CNC laser. Vamos à história.

Em parceria com um investidor, eu próprio sugeri a Visutec, da Multivisi. Não façam tal escolha.

A compra da CNC laser

A compra foi feita em um dia, no dia seguinte chegou sem aviso em minha casa, sendo que deveriam ter avisado sobre a entrega. Esse é o menor dos problemas, acabou que ainda estava em casa para recebê-la. A CNC laser é bastante pesada, logo precisaria de alguém para me ajudar a retirá-la da caixa, portanto ficou na caixa, com propósito de instalação no final de semana, com a ajuda de um amigo. Mas não poderia deixar de abrir a caixa para conferir o produto, certo?

Abrindo a caixa

Ao tirar a tampa da caixa e ao abrir a tampa da CNC laser, notei riscos que se fossem apenas eles, ignoraria. Porém algo bem pior estava lá dentro; o sensor de final de curso do eixo Y estava destruído, a capa caída dentro da impressora, os fios rompidos. Na mesma lateral interna da CNC estava um risco notável, que agrediu a pintura, logo, seria o primeiro lugar para oxidação – e o manual fala justamente que ela é altamente sensível à oxidação.

Repare que sequer tirei a CNC laser de dentro da caixa e já havia tudo isso de problema. Nem sei mais o que encontraria se a tivesse tirado da caixa. Obviamente seria necessário uma solução e ainda não havia me aborrecido pela falta de controle de qualidade do produto. Mas foi só até entrar em contato com o suporte – digo de passagem, o pior pós-venda que já tive o desprazer de contatar.

O suporte

O suporte fica em Minas Gerais, não tem técnico. A manutenção periódica é por conta de quem compra. Para nós, makers, sem problemas limpar e regular as lentes, trocar os motores de passo etc. Mas imagine uma pessoa comum que quer apenas vender serviço? Esse estará condenado.

Fiz o primeiro contato telefônico relatando o problema. O mais curioso é que veio um sensor de final de curso dentro do pacote de acessórios. Me solicitaram um email com foto do problema. Ok:

visutec multivisi

Oras, temos que ser compreensivos; pode acontecer, ainda que indesejado. Cabe à empresa a resolução do problema e as desculpas formais, certo? Mas vejam só a primeira resposta:

visutec-multivisi

Transcrevo:

Suporte (Multivisi)

7 de ago 15:44 -03

Boa tarde,

Analisando as imagens foi verificado que o problema é no fim de curso. No kit reserva que vai junto com a máquina vai um fim de curso extra, vou te enviar um vídeo de como colocar esse fim de curso para o problema ser solucionado.

https://drive.google.com/open?id=1-4MBEWmt17P8OLA7UyYNFubNJJbe4PA0

A unica diferença é que não recomendamos você soldar os fios no novo fim de curso, apenas corte os fios do fim de curso que não esta funcionando na máquina e siga os passos video para colocação do novo. Enquanto isso, estamos enviando um novo fim de curso para substituir o que foi danificado.

Referente ao risco na parede lateral, antes do envio da máquina para o cliente, nossos técnicos sempre verificam se ela esta funcionando normalmente, então esse risco pode ter sido no transporte da máquina.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

 

Oras, solucionaram o problema! É só eu consertar. É como comprar uma TV na loja, o backlight vem queimado, mas é só eu abrir a TV e trocar, eles mandam a peça de reposição da TV nova que eu comprei!

Claro que fiquei bastante aborrecido. Dei continuidade no email:

visutec multivisi

Para não colocar montes de prints, vou escrever algumas partes, mas tenho os originais, caso seja necessário algum procedimento legal.

Ainda em seguida, complementei:

djames.suhanko <djames.suhanko@gmail.com>
Aug 7, 2019, 4:31 PM (20 hours ago)
to Multivisi

Vou ser mais objetivo.
“Se” o produto é realmente novo, não deve vir com esse tipo de problema.
– Sensor de fim de curso quebrado.
– Porca solta, sabe-se lá de onde é.
– Risco do lado interno da CNC.
– O display de temperatura está mal encaixado, não se deram nem ao trabalho de remover a rebarba do display para fazer um encaixe direito.
– O adesivo Visutec saiu junto com a película, tive que recolocar manualmente.
– O silk está borrado.

Isso porque sequer tirei da caixa ainda, sabe-se lá o que mais tem de errado.

Faço absoluta questão da presença de um técnico para tirar a CNC de dentro da caixa, ligar e fazer a primeira impressão, porque não estou afim de resolver isso na justiça.
Outra coisa que me incomodou bastante foi sua solução paliativa. No mínimo, a iniciativa de mandar um técnico deveria ter partido de vocês.

Atenciosos como se demonstraram, a resposta veio mais tarde:

visutec multivisi

Pronto, eles tem como atender sim. Basta que um usuário leigo pague a viagem, hospedagem e alimentação de um técnico que eles mandam lá de Minas Gerais. Ou seja, quem comprar e não tiver conhecimento técnico, está perdido mesmo.

Bom, me foi dada a opção de troca ou manutenção. Claro que não havia mais interesse em um produto que parece peça de mostruário. Solicitei a troca. Cortei o header aqui para não aparecer o nome do investidor, que foi citado na continuação da troca de emails. Bem, há um procedimento para a troca:

visutec multivisi

 

Ok, lá vem um aborrecimento que eu não deveria ter. Vamos ao termo anexado:

visutec multivisi vs4040l

Ou seja, o produto comprado novo veio com diversos vícios e problemas, daí preciso assinar um termo de “transferência de responsabilidade” e ficar de molho por 30 dias.

Resumindo, após esse email a compra foi cancelada.

Alternativas para CNC laser

Encontrei algumas empresas, estou tentando negociar. Assim que tiver adquirido uma nova CNC laser, faço as considerações, mas sugiro evitem o risco e aborrecimento com a Multivisi, que não tem pós-venda, não tem suporte e não tem consideração pelo cliente.