Qual CNC laser comprar? (Spoiler: CNC laser da ECNC)

Ilustríssimos leitores, é com grande prazer que informo a nova parceria do blog: A ECNC – Máquinas de corte e gravação laser e router. Daí sugerir qual CNC laser comprar (de novo, CNC laser da ECNC) pode parecer imperativo ou uma indução, mas calma, eu justifico.

Não é ético elogiar um produto citando outro negativamente, então não vou citar nomes nesse artigo, mas se quiser saber realmente qual CNC laser não comprar, leia esse artigo. Passei por uns maus bocados com a CNC do respectivo link. Mas a ECNC, ah meu caro, essa é realmente incrível!

Características da CNC laser da ECNC – L-560

Todas as CNCs laser da ECNC tem exatamente a mesma mecânica. A L-560 é a CNC laser de saída, o modelo mais básico com área de corte de 60×50. Mas “básico” aqui tem outro significado. E vou revelar detalhes importantes que não te contam quando se procura por essas CNCs chinesas “monobloco”.

Qual CNC laser comprar? Nacional ou importada?

Não é porque é um produto chinês que não presta, o que acabou virando um preconceito contra produtos chineses por conta de produtos de segunda ou terceira linha. O iPhone é feito na China; para nós makers, o ESP32 da TTGO é um hardware de primeira, certamente o melhor em toda sua linha. Mas no caso da CNC, tem algumas considerações a se fazer na hora de comprar.

Imagine que você adquiriu uma CNC chinesa, por importação; o preço será bem semelhante (ou igual) a CNC laser chinesa adquirida aqui mesmo. Logo, presume-se que comprar aqui trará o conforto de um bom suporte. Bem, não é exatamente assim que acontece. Inclusive, uma das marcas (a mais barata do mercado) tem uma imensidão de reclamações no Reclame Aqui. Também, os caras vendem desde máquina de sorvete a CNC laser. Um dos compradores perdeu a paciência e transformou a CNC recém comprada em uma churrasqueira; cômico, se não fosse trágico. E não tem suporte. E não tem pós-venda. E não tem consideração pelo cliente, por isso recomendo mais uma vez a leitura desse artigo para que você não se deixe ser seduzido; lembre-se: O barato sai caro.

Qual a vantagem de comprar a CNC laser da ECNC?

Agora será inevitável fazer comparações, mas essas “revelações” não são encontradas em artigos, não faço ideia do porquê. Entretanto, não citarei marcas.

Precisão de corte da CNC laser da ECNC

A ECNC usa as melhores guias lineares do mercado, que permitem corte rápido sem cartilar. Isso é perceptível em diversos projetos, como no meu próprio relógio, onde as engrenagens devem ser precisas para evitar resistência por atrito. Não adianta usar curva evolvente nas engrenagens se existem pontos de atrito. A precisão de corte é de 0.01mm.

Peças de reposição da CNC laser da ECNC

Os motores de passo são robustos e de linha, não haverá surpresas na hora de repor peças – que aliás, podem ser adquiridas diretamente na ECNC, em sua loja virtual. Mas sério, os relatos de clientes mostram 5 anos de operação com zero manutenção! Não dá pra acreditar, não é mesmo? E você não precisa comprar peças de reposição com a ECNC no dia que que houver necessidade de manutenção, sinta-se livre para adquirir as mesmas peças no mercado. Essa liberdade permite que não sejamos reféns de 1 fornecedor, e a ECNC oferece essa tranquilidade!

Quanto à substituição de peças, você pode optar pelo suporte online por whatsapp, email, vídeos no canal da ECNC no Youtube e suporte técnico local. Posso afirmar seguramente que qualquer um troca as peças, o hardware é nacional e o acabamento magnífico. Todos os componentes são ligados por conectores diretamente à placa, basta desconectar, substituir e reconectar.

Mecânica do gabinete

O gabinete é outro espetáculo à parte. As portas de acesso aos espelhos, eletrônica, gaveta e frente são travas de 2 estágios;  um botão deve ser apertado para destravar, depois uma leve empurrada destrava o segundo estágio. Se alguém destravar o primeiro estágio por acidente, a tampa não baixará diante de suas pernas, o que evita acidentes de trabalho. E já que falei da gaveta, vamos lá.

A CNC laser da ECNC tem uma porta traseira com uma bandeja de coleta, onde os resíduos de corte e peças pequenas caem sobre ela. A limpeza dessa CNC laser é muito prática, porque a sujeira toda se acumula já no recipiente de descarga, enquanto as CNCs comuns do mercado possuem uma grade semelhante à grade colméia, de furos pequenos. Já essa CNC tem trilhos de alumínio espaçados e chanfrados, para que a sujeira não se acumule na superfície, o que também evita pontos de fogo durante o corte.

A tampa possui amortecedores que sustentam a tampa aberta, evitando que ela caia sobre os braços do operador enquanto posiciona o material – coisa que a maioria delas não tem. É sem dúvida um hardware industrial, não duvide.

Outra coisa importantíssima a citar é a bandeja de armazenamento. Logo acima dos pés, tem uma bandeja de armazenamento para que o material não sofra empenamentos. Além disso, a parte de baixo se solta com facilidade através de alguns parafusos, o que permite passar com a CNC por qualquer porta. Um grande problema das CNCs por aí é ser “monobloco” e existem diversos casos que foi necessário quebrar parede para entrar com a CNC. Terrível ou não?

Refrigeração do tubo laser

Esse é o ponto que me corrói. Não dá pra acreditar que vendam CNCs laser sem uma refrigeração adequada. O tubo lase aquece e não deve passar de 28 graus. É fácil chegar nessa temperatura, afinal, a temperatura ambiente muitas vezes está acima disso. Mas se comprar uma dessas CNCs “baratinhas”, terá que adquirir uma bela caixa para colocar uns 30 litros de água para circular com uma bomba de inalador.  Péssimo isso, e ainda alguns vendedores lhe dirão que o chiller é dispensável. Negativo!

A vida útil do tubo laser de CO2 se reduz conforme o aumento de temperatura. Trabalhar na temperatura ideal lhe fará atingir o tempo de vida útil especificado. Mas para quem vende, o melhor dos mundos é você “abanar” o tubo laser enquanto corta seu projeto, afinal, quanto menos durar o tubo laser, mais rápido ele lhe vende outro. O controle de temperatura é feita através de um sensor que sai da CNC para o chiller, um processo fundamental para ter feedback de operação. E vou falar do tubo laser agora.

Vida útil do tubo laser

A maioria das CNCs laser de saída vem com um tubo laser de CO2 com especificação de 5.000 horas de vida, mas pesquise um pouco no Google, não vi alguém que conseguisse utilizar durante todo esse tempo sem substituição.

Os tubos laser de CO2 vendidos pela ECNC são chamados “long life”, com 10.000 de vida útil! Junto à refrigeração adequada, feita com o chiller que acompanha o produto, você terá sua CNC laser da ECNC operando por muito mais tempo, é só alegria!

CNC laser da ECNC

Potência do tubo laser de CO2 e materiais de corte

Quanto à potência, esse modelo de saída L-560 vem com um tubo de 100w e corta MDF de até 9mm, compensado de até 12mm, acrílico, couro, PETG e diversos outros materiais, além de gravar em vidro sem aditivos e em metais com o uso de aditivos.

 Sistema de comunicação

Agora prepare seu coração, porque foi aqui que essa CNC me conquistou.

Além de poder se comunicar com a CNC através de cabo USB e ethernet, ainda têm-se o recurso de operação direto na CNC, através de um painel e display no topo da CNC, logo abaixo do botão de emergência.

Imagine que com um pendrive você poderá receber arquivos de seus clientes e conectá-lo diretamente à CNC, customizando tempo e facilitando o uso.

Mas tem ainda outra novidade; estou fazendo um gadget para oferecer suporte WiFi, logo mais estará disponível na ECNC!

Sistema de limpeza em operação

Uma bomba de sopro de altíssima qualidade vem junto do kit para evitar que se acumule resíduos durante o corte e assim evita chamas, que acabam marcando o material. Sério, só pegando na mão pra sentir o produto; cada item dessa CNC é uma palpitada no coração!

Sistema de exaustão

A maioria das CNCs de saída não possuem sistema de exaustão, no máximo acompanham o tubo. A CNC laser da ECNC tem uma bomba de exaustão e um tubo flexível que garantem a remoção da fumacinha que se forma durante o corte.

A CNC laser da ECNC não necessita de ambiente refrigerado, apenas deve ser arejado e seco.

Software

A CNC laser da ECNC acompanha o software para operação, não será necessário programas piratas para trabalhar com ela. Além disso, aqui no blog tenho diversos tutoriais e vídeos de preparação de desenhos para corte laser, tutorial de QCAD, tutorial de conversão de imagens para vetor e ainda terá muito material a partir de hoje. Vou mostrar “a vida real” de quem usa uma CNC laser, não haverá segredos que possam lhe causar receio em comprar uma também.

Vídeo

Farei diversos vídeos distintos, em uma série de apresentações e uso. Para agora, tenho a primeira parte da apresentação dessa CNC laser, seguida pela apresentação física feita pela ECNC e a fábrica, em Garça – SP. Todas disponíveis nessa playlist. Aproveite para se inscrever no canal DobitaobyteBrasil no Youtube se ainda não for inscrito e clique no sininho para receber notificações.

Até a próxima!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.