19 de setembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Pulseview – Programa alternativo para o Saleae

pulseview

O Pulseview é um projeto opensource que contém uma suite de suporte à vários dispositivos, como analisadores lógicos, osciloscópios e outros mais. Sua licença é GPL3 e ele é feito em Qt, o que o faz multiplataforma. Roda em Linux, Mac OS, FreeBSD, Android e Windows. Funciona em x86 e ARM, de modo que podemos instalá-lo no Raspberry e ter assim uma ferramenta poderosa e portátil. Temos a opção de instalá-lo pelo gerenciador de pacotes de nosso sistema ou baixá-lo através do site da sigrok.

Já mostrei um analisador de protocolos compatível com Saleae da UsinaInfo, no Laboratório Maker 03.

Assim como o Logic, o Pulseview serve para fazer análise de barramentos, utilizando algum periférico – e esse é o ponto onde ele se diferencia do Logic, porque invés de aceitar apenas o produto da Saleae, também podemos usar outros periféricos como um FTDI, PicKit, BeagleLogic e um monte de outros periféricos, escolhendo-os em uma lista de dispositivos. Fora isso, podemos fazer uma conexão TCP, especificando IP e porta. Já seria o suficiente para utilizá-lo baseando-se apenas nesses recursos, mas ainda podemos analisar o barramento do próprio sistema operacional. Na imagem a seguir aparece meu keyboard:

pulseview

Configuração de canal do Pulseview

No formato de leitura do canal podemos escolher entre dente de serra, triângulo, quadrada, senoidal ou randômica. Também existem diversos padrões de captura, por exemplo, incremental, para quando desejar interromper o processo e capturar amostras para comparação.

Amostragem e frequência

A amostragem é configurável, indo de 100 samples à 1Tsamples. Claro que para isso será necessário ter memória o suficiente para armazenar todos os dados de captura. A frequência de 1Hz à 1GHz dependerá completamente da capacidade do dispositivo, não tem mágica.

Protocolos

O Pulseview contém um monte de interpretadores de protocolo, indo de 1-Wire à Z80. Can, 2 e 3-Wire, UART, I2C, I2S, JTAG e muitos outros!

Vídeo

Pretendo produzir um vídeo em breve, mas repararam o intervalo desde o último artigo? Não é falta de assunto, é que estou em uma nova missão, um novo momento de vida, da qual teremos muitos assuntos sobre o tema, mas primeiro preciso encaixar todas as peças para começar a escrever a respeito.

Artigos sobre novos temas

Atualmente estou atuando como SRE (Site Reliability Engineering) na Digitra, que é uma nova exchange criada pelo fundador do Mercado Bitcoin. As ideias são revolucionárias e não se trata apenas de criptomoedas, o futuro do mercado financeiro está altamente ligado às criptomoedas, mas tem muito mais inovação, das quais discorrerei em artigos dedicados sobre os temas.

Falaremos em serviços de nuvem, criando uma instância gratuita para fazermos telemetria sem precisar criar um domínio próprio, além de outros assuntos relacionados à automação de processos em nuvem, gerenciamento e automações por bots e scritps!