Programar para Android no Qt

Apesar da documentação do Qt mostrar os passos da configuração, tive alguns percalços pelo caminho e como vi que não era um processo transparente, resolvi escrever outro artigo relacionado a Android no Qt.

Se quiser tentar pela documentação, siga esse link. Pode ser que fui afobado demais com a leitura.

Faça os download em um diretório específico

Eu criei um diretório chamado ANDROID e fiz os downloads dentro dele. Os downloads foram feitos para 64 bits, onde havia a opção. São eles:

Para instalar o openJDK fiz:

sudo apt-get install openjdk-8-jre openjdk-8-jdk

Descomprima os respectivos arquivos dentro do diretório ANDROID após o download.

Execute o Android Studio

Então, abri o Android Studio e segui o procedimento padrão, que instalou automaticamente as dependências. Sem problemas, depois copiei o diretório ~/Android/Sdk para ANDROID.

Depois, na tela inicial fui em Configure > Settings > Android SDK e escolhi as versões do Android que quero programar. Tenho um tablet velho aqui que vou utilizar para fazer um controlador que ficará na parede com o app aberto, controlando todos os itens da casa. A versão de sistema é o JellyBean 4.2, por isso selecionei essa versão também.

Ainda em Android SDK, na aba SDK Tools selecionei os itens relacionados ao Play, caso seja conveniente por um app na Play Store.

Mesmo tendo selecionado os respectivos pacotes, parece que havia faltado alguma coisa. Por isso, fiz posteriormente a instalação por linha de comando, chamando o comando:

/sdkmanager "platforms;android-10"
/sdkmanager "platforms;android-8"
/sdkmanager "platforms;android-4"

 

Configurar o QtCreator para Android

Depois disso, abra o QtCreator e siga o menu Tools > Options > Devices e configure os paths, apontando para os respectivos diretórios. Tive problemas diversos com SDK. Quando consegui a versão 8 compatível, nessa janela apareceu:

Sdk Manager is not available with the current version of SDK tools. Use native SDK manager.

Depois de clicar no botão Native SDK Manager… instalei os respectivos pacotes e pronto!

Android no Qt

Criando um projeto para Android no Qt

Ao criar um novo projeto, na hora de escolher a arquitetura selecione a respectiva arquitetura.  Embaixo à esquerda aparecerá um ícone de smartphone. Vá ao menu Build e selecione Build All. Se compilar, o próximo passo é criar um virtualizador ou conectar diretamente ao smartphone via ADB.

Hora de começar a programar!