Estou escrevendo um outro artigo interessante com Arduino e será necessário um app Android para interagir com ele. Como Java não é minha praia, resolvi fazer o app em C++ mesmo, utilizando o framework Qt. Se você não conhece o Qt, saiba que dentre os grandes programas livres feitos com ele está o KDE, o desktop manager mais popular do Linux, com tantos recursos que é quase um sistema por sí só, então, vamos programar para Android com Qt.
Hora de se apaixonar!
Download do QtCreator
Primeiro, é necessário baixar o instalador. Ao baixar, opte pela versão OpenSource. O download pode ser feito através desse link. Após baixar, você deve ter um arquivo com nome igual ou parecido a qt-unified-linux-x64-3.0.0-online.run. O próximo passo é dar permissão de execução para o arquivo, então executá-lo. Abra um console qualquer (gterm,kterm,xterm,konsole…) e faça o seguinte:
cd Downloads chmod 750 qt-unified-linux-x64-3.0.0-online.run ./qt-unified-linux-x64-3.0.0-online.run
Na janela que se abre, apenas clique em Next. Siga clicando até a instalação.
Instale o Android SDK
Agora é hora de baixar o Android Studio. Mas calma, não vamos usá-lo para programar. Vá a esse link e faça o download.
Após baixado, mova-o de ~/Downloads para /usr/local. descomprima-o e execute o script studio.sh:
sudo mv ~/Downloads/android* /usr/local cd /usr/local unzip android* cd android-studio/bin ./studio.sh
Utilize as configurações default, apenas clicando em Next até que a instalação seja concluída. Você pode baixar apenas o sdk se tiver intimidade suficiente com o bash, mas desse jeito facilita as coisas.
Aproveite e instale as compatibilidades de 32bits:
apt-get install lib32z1 lib32ncurses5 lib32stdc++6
Instale o Android NDK
Tendo concluída as tarefas anteriores, pegue agora o NDK. O NDK é um conjunto de ferramentas que permitem o desenvolvimento em C/C++ para Android, portanto, fundamental. Descomprima-o em seu diretório home (cd ~).
Instale o JDK
Pegue o JDK nesse link. Mais uma vez, descomprima-o em seu diretório home. Estamos quase lá.
Baixe e instale o Apache Ant
Vá até esse link, baixe e descomprima-o em /usr/local.
sudo su mv apache* /usr/local cd /usr/local unzip apache*
Adicione umas variáveis de ambiente ao seu ~/.bashrc:
export ANT_HOME=/usr/local/ant export JAVA_HOME=/home/djames/jdk1.8.0_131/jre/ export PATH=${PATH}:${ANT_HOME}/bin
Instalando mais compatibilidades
Use essa linha de comando para instalar as dependências de 32bits:
sudo apt-get install libstdc++6:i386 libgcc1:i386 zlib1g:i386 libncurses5:i386 libsdl1.2debian:i386
Adicione os paths para o NDK e o SDK
Agora você pode abrir o QtCreator e adicionar os paths para o NDK e o SDK. Apesar do processo trabalhoso até aqui, não deve ter nenhuma complicação. No QtCreator, abra o menu Tools > Options > Devices > Android e adicione os paths do NDK e SDK.
O SD estará em ~/Android/Sdk.
O ndk estará em seu home, iniciando pelo nome ndk. Se desejar, configure também o path para o binário do Ant. O resultado será semelhante a esse da imagem abaixo, com warnings dos kits que não estão instalados (e não são necessários, exceto deseje programar para uma dessas plataformas).

Descobrir a arquitetura do seu smartphone
Será necessário. Para descobrir a arquitetura do seu smartphone, instale o app Droid Hardware Info. Abra-o e vá ao menu Sistema.



A arquitetura é necessária para a escolha do kit para desenvolvimento.
Programar para Android com Qt
Agora você já pode criar um projeto na interface do QtCreator. Vá ao menu File > New file or project. Clique em Application e então clique no botão Choose….



Após escolher um nome para o projeto na próxima tela (eu optei por nomeá-lo como “helloAndroid”), você será questionado sobre o kit para desenvolvimento. Por padrão, a versão desktop está selecionada. Pode mantê-la selecionada, sem problemas. Apenas adicionar os pacotes para arm deve funcionar. Em outro caso, você precisará pesquisar sobre a instalação de um novo kit que corresponda à arquitetura do seu smartphone.
Habilitar interconexão
No Android, abra o menu Configurações e vá até o último item (modo desenvolvedor). Habilite a depuração USB. Quando você conectar o smartphone ao cabo USB e selecionar o dispositivo a enviar o programa (no primeiro botão verde da coluna da esquerda), dependendo da versão do Android será necessário dar permissão no dispositivo. Faça-o.



Desconecte e conecte o cabo novamente após dar permissão, se ainda não aparecer como disponível na janela acima. No Android deve aparecer algo como:
Depois disso, a janela mostrará algo como:
Selecione o dispositivo e então começará a compilação. Talvez aconteça um download previamente à compilação. Se “tudo der certo e nada der errado”, você deverá ver uma tela branca em seu smartphone. Pra não ficar Só na tela branca, adicione um botão sem função, apenas para visualizá-lo.
Se você já programa em Qt, pode começar a diversão por aí, senão, aguarde o próximo artigo relacionado, onde pretendo interagir com um Arduino a partir do Android.
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Próximo post a caminho!