Por que os relógios se ajustaram para o horário de verão?

Curioso o fato de ter sido determinado que o horário de verão não seria adotado esse ano e ainda assim os horários foram atualizados, tendo como principal impacto os aparelhos celulares. Mas por que isso aconteceu?

Bem, lembro-me que há muitos, muitos anos iniciei minhas atividades como administrador de sistemas. Todo o ano era terrível, configurar diversos servidores para estarem preparados para a mudança de horário, o que impactava profundamente nos serviços da empresa. Por isso, apesar de simples, era uma tarefa de grande responsabilidade. Desde 2008 o horário de verão tem data fixa,

Timezone – TZ

A configuração de horário é feita em servidores (Linux, à exemplo) através do serviço tzdata. Esse é o processo normalmente utilizado em servidores baseados em Debian (Debian, Ubuntu, Mint etc).

No Ubuntu especificamente temos mais uma opção, que é o timedatectl. Em Red-Hat temos o diretório /usr/share/zoneinfo, onde podemos apontar um dos arquivos para /etc através de um link simbólico para /etc/localtime. Claro, temos esse diretório também no Ubuntu, onde São Paulo fica em /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo. Podemos ler o  arquivo com:

zdump /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo

ZIC

Se quisermos definir um horário de verão, podemos criar um arquivo, por exemplo verao.2019.zic e aplicar essa configuração. O arquivo deveria ter um conteúdo como:

Rule Brazil 2019 only - Oct 14 00:00 1 S
Rule Brazil 2020 only - Feb 17 00:00 0 -

Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT

Depois, aplica-se a configuração:

zic verao.2019.zic

Isso não é só para Linux. Por exemplo, FreeBSD (Unix) segue o mesmo procedimento. O Solaris tem alguma diferença, mas é tão simples quanto. No AIX, muda-se /etc/environment. No Windows também tem seu modo.

A configuração do timezone poderia ser aferida com:

date +"%Z %z"

Ou com:

timedatectl

Vejamos ambas:

horário de verão

Não tem nada mais do que isso. É um procedimento que está aos cuidados dos administradores de sistema e que é rotina. Então, por qual razão os relógios dos celulares se ajustaram para o horário de verão, sendo que o Presidente da República determinou que esse ano não o teríamos, e as empresas de telefonia tiveram o ano inteiro para tratar disso? Será que as  empresas de telefonia permitiram que isso ocorresse com seus servidores de banco de dados, de onde vem todo seu dinheiro?

Para mim só há uma explicação clara, mas vou deixar que você tire suas conclusões.