Placa de transmissão e recepção LoRa da VDC

Essa placa de transmissão e recepção LoRA (não sabe o que é LoRa???)da VDC é uma novidade que tive a honra de apresentar em primeira mão – não só, como também escrevi a primeira aplicação para ela!

Essa placa é menor que o comprimento de um dedo mindinho, com 48mm x 22mm, contendo um ATmega328P e um rádio Lora1276, um HX711 com resistores de compensação, fonte com tensão variável entre 7V e 30V, toda SMD, com filtros anti-ruído e suporta temperaturas de até 80 graus.

Possui entrada para display OLED, o que permite usar a escuta como ponto final da transmissão – mas o propósito principal não é esse.

Placa de transmissão e recepção LoRa

Placa de transmissão e recepção LoRa

Essa placa tem serial, RS485 e I2C, permitindo uma escolha mais confortável da forma de comunicação, com propósito de atingir diversos segmentos, principalmente a indústria.

A placa possui 2 módulos; a que escuta e a que emite. A placa que lê os valores de sensores I2C ou que gerem um sinal a ser lido por uma ponte de wheatstone fica conectada diretamente ao sensor, enquanto a outra ponta pode ser ligada diretamente a um PLC e já transmitir a informação de forma digital, eliminando os fios em ambientes que sejam propícios para o uso da tecnologia. A maior vantagem disso está na eliminação de montes de placas acessórias para leitura analógica dos sensores distribuídos pelo ambiente, uma vez que será necessário apenas 1 escuta para N sensores!

A placa que se conecta ao sensor possui 2 botões, que permitem gerar um menu para trocar a unidade de medida; bar, psi, kgf/cm, pascal etc.

Fácil de programar

Para programá-la, deve-se escolher a placa Arduino Pro Mini 3v3 328P na IDE do Arduino, de modo a torná-la simples de programar. Não tem segredo!

Onde comprar a placa de transmissão e recepção?

A placa está disponível com exclusividade no site da AFEletronica, através desse link.

Guarde esse nome: VDC. Você terá a oportunidade de ver diversos hardwares exclusivos e inovadores!

Pra finalizar, considere que esse é um conjunto “boca/orelha”, no mínimo um par é necessário e a posteriori pode-se adquirir apenas as “bocas”.

Aguardem novidades!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.