31 de julho de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Photoshop grátis e online

Photoshop grátis

É até difícil começar esse artigo, tamanha a emoção, mas inicialmente vou me ater a expor esse magnífico recurso multiplataforma, para alegria dos que fazem artes gráficas, seja para web ou não. Claro, Photoshop grátis é uma utopia, mas esse software tem todos os recursos que eu utilizava no Photoshop. Além da mesma aparência, são praticamente os mesmos atalhos, então a dificuldade em utilizá-lo foi nula.

E o Gimp?

Muitos me odiarão, mas pra mim o Gimp sempre foi uma piada de mal gosto. É como comparar uma pintura de Da Vinci com um registro da idade das pedras em uma caverna. E o esforço para fazê-lo é o mesmo. Nunca entendi a razão pela qual não fizeram algo no estilo Photoshop, mas definitivamente esse “Photoshop grátis” matou de vez o Gimp pra mim.

Enfim, foram 25 anos perdidos no Gimp que poderiam ser dedicados a fazer algo tão bom quanto o Krita. E sério, não foi falta de esforço. Uso Linux desde 1997, vez em quando abro o Gimp e perco (literalmente) algumas horas tentando fazer algo que faço em minutos no Photoshop, a qualidade nunca é a mesma.

E o Krita?

One by Wacom | Photoshop grátis

O Krita é magnífico. Uso minha tablet no Krita, já fiz algumas artes e animações nele. Para edição de imagens, ele tem uma montanha de recursos incríveis, dos quais não dediquei tempo para aprender e fiquei apenas no desenho, mas ele é outro “matador de Gimp”, sem dúvidas. O Krita é multiplataforma e para falar dele seriam necessários diversos artigos e vídeos. Pra falar do Gimp, já bastou o parágrafo do título anterior.

E o Photoshop grátis?

Ok, vamos revelar o software. O nome dele é Photopea. Você pode acessar agora mesmo seu Photoshop grátis (já abre em outra aba) e ficar se perguntando se não é mesmo o Photoshop. É impressionante não só o funcionamento, os recursos, mas também a compatibilidade com os arquivos padrão do Photoshop.

Photoshop grátis até quando?

Pois é. Sabe-se lá até quando, pois não é um software opensource e os detentores podem revogar a gratuidade a qualquer momento, ainda mais que eles têm planos de assinatura. Não é um valor alto, mas detesto pagar aluguel por software, então, se em algum momento perder a gratuidade, volto ao FotoChopps CS2 em uma VM XP. Só não dá pra usar o Gimp. Se duvida, faça o teste. Mas por outro lado, podemos considerar que a versão gratuita seja permanente e, nesse caso, desfrutar dela enquanto o for. Desculpem o ceticismo, mas é que é bom demais pra ser verdade.

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade