31 de julho de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Paxcounter ou Heltec Wireless Stick – Qual a melhor?

PaxCounter ou Heltec Wireless Stick

PaxCounter ou Heltec Wireless Stick? – Particularmente, fico na dúvida em qual escolher, mas vamos lá.

Características

Claro que já escrevi alguns artigos sobre ambas as placas, mas decidi escrever esse artigo porque precisei de um ESP32 com LoRa para fazer rapidamente alguns testes. Daí peguei a caixa de ESP32 e comecei a fazer umas implementações em vários, só que cada um trouxe um problema a ser pesquisado e não tive paciência. Mas só até chegar nessas duas – e por isso achei que vale um artigo para quem procura simplicidade.

Paxcounter

Quanto a design, não precisa nem falar. A Paxcounter é linda! Não há dúvidas de que é um dos melhores ESP32 chineses. Essa placa tem LoRa 868/915, display OLED 128×64, mas a configuração fica boa em 128×32. Tenho impressão de que a qualidade da resolução está relacionado à biblioteca, mas não testei outra por mera preguiça, uma vez que essa é a padrão. Quando iniciado um projeto pelo clone do repositório (procedimento nesse artigo) ela já vem junto, mas não sei por qual razão o header SSD1306.h estava vazio. Instalei a mesma biblioteca pelo gerenciador de biblioteca e removi o header SSD1306.h que estava na raiz do projeto. E esse é um ponto negativo, a meu ver. Explico.

Quando estamos iniciando o aprendizado ou quando estamos experimentando uma nova placa, tudo o que não queremos é problema incutido pelo código do próprio fabricante. Esse problema, apesar de simples, pode deixar muitos makers de cabelo em pé. Em nenhum caso eu correria tal risco, já que os cabelos me faltam.

Um adicional é que essa placa tem slot para SD, bastante elegante, do lado da porta micro-USB.

Essa placa tem um acabamento incrível e inclui uma chave de ON/OFF. Na parte de trás da placa tem um encaixe para alimentação por bateria, cujo conector acompanha a placa. Essa é a Paxcounter 1.6, que você encontra na UsinaInfo.

Heltec Wireless Stick

Beleza também não falta pra essa placa. A Heltec Wireless Stick também possui Lora 868/915 e oferece uma licença para inserir seu ESP32 em uma rede LoRaWAN, bastando cadastrar o dispositivo através do site. A biblioteca também é oferecida pelo fabricante.

Ela possui um display OLED de 64×32, suficiente para mensagens de código e texto curto.

Além da biblioteca LoRaWAN oferecida pela Heltec, ainda temos a biblioteca Heltec ESP32 Dev-Boards, e é essa biblioteca que dá um diferencial para a placa. É só instalar e pegar um dos exemplo, tudo estará funcionando; LoRa, serial, display. É instalar e usar e isso que sinto falta nas fantásticas placas da TTGO, principalmente nos hardwares mais complexos como a TTGO T-Watch e a Wristband. Pior, com a atualização de bibliotecas distintas a serem implementadas, as coisas deixam de funcionar e a cada vez é um novo debug, mas pela qualidade do hardware da TTGO abro exceções.

A Wireless Stick você encontra na CurtoCircuito.

Paxcounter ou Heltec Wireless Stick?

Agora a consideração fica por sua conta. Se precisa de uma área maior de display e slot SD, a Paxcounter é a melhor escolha. Se quer resultado rápido e confortável, a Heltec Wireless Stick é a melhor opção. Farei um vídeo apresentando as duas e o mais provável é que a informação escrita nesse artigo será repetida, mas de qualquer modo, inscreva-se em nosso canal. Os vídeos estão cada vez melhores tanto nas características técnicas quanto na qualidade áudio-visual.