O que fazer com uma CNC laser?

O que fazer com uma CNC laser? Discorrer sobre todas as possibilidades poderia levar milhares e milhares de palavras exemplificando. Mas alguém teve a audácia de dizer que escrevo demais e mostro de menos. Então eu disse pra minha esposa:

-Ok, então vou começar a te mostrar!

Como criar projetos para corte laser?

O primeiro passo é ter um meio para criar seus projetos. A CNC laser trabalha principalmente com vetores – e repare, estou me referindo à CNC laser da ECNC (a L560 é a CNC de saída, diferindo apenas na área de corte, que é 50×60 cm), que permite importação de arquivos para gravação de imagens e fotos. A propósito, escrevi sobre uma das inúmeras maneiras de fazê-lo nesse outro artigo.

Para criar vetores, podemos utilizar Corel Draw, Inkscape ou algum programa de CAD.  O Inkscape permite salvar como dxf, portanto pode ser de grande valia na criação de projetos para quem não manja de CAD, inclusive facilitando na criação de conjuntos de engrenagens, como mostrei nesse outro artigo.

Porém, sempre recomendo a utilização de um programa de CAD. Eu utilizo o QCAD (que pode ser baixado pelo repositório de sua distribuição Linux ou para essa e outras plataformas, através desse link). Em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube tem uma playlist dedicada ao QCAD.

Em suma; o primeiro passo é conhecer um software para não ficar dependendo de projetos manjados baixados de sites da Internet e que todo mundo já faz e as dicas acima lhe ajudarão a saber o que fazer com uma CNC laser, além dos próximos artigos relacionados a projetos, sendo que alguns deles disponibilizarei para download.

O que fazer com uma CNC laser?

Qual o melhor material para corte laser?

Diversos materiais para diversos propósitos são permitidos. Elimine da lista os que incluem cloro em sua composição, porque a sublimação do material gera um gás mortal. De cara, esqueça o PVC. Para outros materiais incomuns, procure a composição química e veja se tem o símbolo CL. Se tiver, procure uma alternativa.

Em questão de olor, o pior deles que pude experimentar é o MDF. Além de cancerígeno, fica um cheiro terrível de queimado, que faz a CNC laser parecer uma fogueira mijada. Desculpe o termo, mas é o mais adequado. Se for utilizar MDF, o local deve ser extremamente arejado.

Particularmente para projetos rígidos, prefiro utilizar o acrílico. O corte é fácil, rápido e cheira pouco. O acrílico é atóxico, mas isso não significa que possa ser utilizado para inalação de pessoas resfriadas, portanto uma ventilação adequada e/ou máscara é recomendado.

O mais bacana do acrílico é que seu cheiro é suportável e s dissipa rapidamente. Eu corto o material na sala de minha residência, com janelas abertas e um exaustor potente da própria CNC. Ao final do tubo de dissipação coloquei tubos de PCV de 6 polegadas e fiz uma chaminé que joga tudo para a rua. Praticamente não sinto cheiro nenhum durante o corte e em dois minutos não tem vestígio nenhum em casa. Mas a vantagem do acrílico não é só essa.

A Sinteglas é uma das empresas fabricantes de acrílico 100% Cast, o melhor processo de produção em minha opinião e os detalhes sobre os tipos, prós e contras deixarei para um artigo dedicado que estou compondo sobre o processo de fabricação, com videos e fotos feitos dentro da fábrica.

A Sinteglas trabalha essencialmente com produção de acrílicos especiais, sendo mais de 500 tipos em linha e também produz sob encomenda, caso deseje um tom de uma paleta pantone, fundamental para reprodução de logotipos de grandes marcas. E é esse diferencial que me faz optar pelos acrílicos da Sinteglas, porque consigo conceber a ideia na cabeça e já sei que de algum modo encontrarei a cor ou textura com eles. Se desejar, nesse outro artigo apresentei superficialmente os acrílicos coloridos, especiais e espelhados – só de espelhados, 23 tipos! O link para o site (ainda com problema) é esse.

Eles também produzem as melhores colas para acrílicos do Brasil, para diferentes situações e técnicas.

O instagram deles tem bastante material, recomendo.

Já para cores mais padrão e principalmente acrílico cristal (o transparente), a Cristal e Cores é a melhor pedida, sendo o segundo maior fabricante de acrílico 100% cast do Brasil. Se quiser dar uma olhada no site eis o link.

O que é acrílico 100% cast?

Vou explicar muitos, muitos detalhes sobre acrílicos e colas no artigo sobre acrílicos, certamente será uma viagem incrível para quem gosta de saber os bastidores das tecnologias. Mas nesse artigo vou deixar essa informação que é importantíssima, para que você não seja tapeado na hora de comprar, caso não queira adquirir dos nomes confiáveis supracitados.

O acrílico Cast é obtido por um processo de fundição. Esse processo pode ser feito de duas maneiras, mas o que quero evidenciar aqui é que existem acrílicos reciclados, inclusive o Cast. O mais irônico é que chamam o processo de reciclagem de “Green Cast”, termo para ecologicamente correto, mas não tem nada de “green” nesse processo. Primeiro porque o gasto energético é maior, uma vez que deve-se sublimar o material para obter novamente o metacrilato de metila e à posteriori iniciar mais uma vez todo o processo de fabricação. Só que essa destilação do material não o traz mais puro e esse tipo de acrílico tende a amarelar rapidamente, além de não manter suas características por longo período. Por isso, quando for comprar acrílico, certifique-se de que seja 100% cast, que é feito a partir do metacrilato de metila puro.

Onde se usa trabalhos feitos na CNC laser?

Uma coisa que você pode ter certeza é que dá pra ganhar dinheiro com corte laser. Uma, pelo fato de que não é qualquer um que cria projetos e para makers é uma ferramenta mágica. De qualquer modo, as pessoas com pouca habilidade conseguem trabalhar tranquilamente com base em projetos prontos.

A partir de hoje tenho certeza que você vai reparar que o acrílico está em praticamente tudo em comunicação visual, decoração e outros ramos; placas de aviso, fachadas de lojas, mostradores, displays, prateleiras, mesas bijuterias, robótica, hospitais (encubadoras são feitas de acrílico) e muito mais.

Esse jogo de xadrez desenhei no QCAD e está disponível para os clientes da ECNC, Sinteglas e Cristal e Cores, no grupo de clientes da ECNC, onde as pessoas trocam experiências incríveis e evoluem com dicas preciosas de configuração do equipamento, parâmetros de corte e técnicas. Portanto, se pretende comprar uma CNC laser, sugiro fortemente da ECNC pelo pré-venda, pós-venda e pelo suporte contínuo no grupo e individual. E são uma industria brasileira – nada de Xing-Lings problemáticas como essa.

No projeto descrevo o processo de corte, montagem, colagem e parâmetros de corte na espessura utilizada com tubo laser de 100w da L560, além do modelo de acrílico da Sinteglas.

Ainda estou compondo projetos em acrílico que envolvem eletrônica, tenho convicção de que serão no mínimo agradáveis, mas por enquanto deixo essa demonstração de como criar um produto para ganhar dinheiro com CNC laser, além do prazer de ser um maker!

Vídeo

Fiz um vídeo simples demonstrando o tabuleiro e sacrifiquei a qualidade de 3 peças pra mostrar a importância em utilizar cola de acrílico em relação à super-cola. O vídeo estará disponível em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Se inscreva e clique no sininho para receber notificações assim que o vídeo estiver disponível!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

2 comentários em “O que fazer com uma CNC laser?

Fechado para comentários.