Eletronica

Módulo relé de estado sólido da Fulltronic

módulo relé de estado sólido

Esse artigo é para mostrar um pouco o módulo relé de estado sólido da Fulltronic. É um módulo compacto de 8 canais, fácil de usar e de baixíssimo consumo em relação aos módulos relé de bobina.

Características

Esse módulo relé de estado sólido suporta cargas de 250VAC@2A e é ideal para aplicações com muito chaveamento, pois não possui partes mecânicas como o relé de bobina, o que garante silêncio em operação, baixo tempo de resposta e vida útil extremamente prolongada. Seu acionamento se dá em nível baixo, ou seja, o ground é no GPIO da MCU ou nos pinos do PCF8574.

Onde comprar?

Esse módulo relé de estado sólido está disponível no nosso parceiro Fulltronic, que você poderá conferir através desse link. Deseja comprá-lo? faça-o com nosso parceiro e fortifique a parceria com o o blog. O interessante da Fulltronic é que eles têm ferramentas, pasta de solda, sugadores, pilhas e baterias e outras coisas que às vezes precisamos comprar separado das nossas plaquinhas. Confira a lista de materiais.

Controlando o módulo relé de estado sólido através do PCF8574

Não só gosto como inclusive prefiro utilizar esse expansor de I/O I2C. A vantagem em utilizá-lo é que precisamos apenas dos pinos SDA e SCL em troca de 8 a 24 I/O. Isso já seria o suficiente para utilizá-lo, mas com um pouco de deslocamento de bits o código acaba ficando reduzido, economizando ciclos e lógica.

Se quiser ler um bom artigo a respeito, clique aqui.

O PCF8574 é endereçável, mas utilizo uma técnica “preguiçosa” para não ler especificações, que descrevo a seguir.

Scanner I2C

Nem sempre temos o endereço do dispositivo à mão, em muitos casos não vem impresso na placa e em alguns casos é possível mudar o endereço. Recorrer ao datasheet nesse momento é uma solução chata e demorada.

Com esse scanner I2C abaixo, tudo o que você precisa fazer é subir o sketch para seu Arduino e então utilizar a letra s no terminal serial. Depois, procure pela linha que esteja preenchida com a letra V:

O código:

Descobriu o endereço de sua placa? Ótimo, agora é só fazer o wiring.

Código de teste do módulo relé de estado sólido

Fiz um código bem simples. O estado inicial dos pinos é HIGH, pois como descrito anteriormente, o GND é o GPIO. Em seguida, inicio a inversão do estado de cada pino, com intervalo de 3 segundos, para dar tempo de mostrar no vídeo o comparativo de consumo do módulo relé de estado sólido contra o consumo do relé de bobina.

Tanto no Arduino UNO como no Leonardo, SDA e SCL são os pinos 2 e 3, respectivamente. O código utilizado é esse:

Se ficou com dúvida em relação ao deslocamento de bits, não deixe de ler esse artigo. Uma vez compreendido, você não quererá mais utilizar outra coisa.

Vídeo

Publiquei um vídeo mostrando o consumo e o acionamento desse módulo, vale dar uma olhada. O link para o vídeo em nosso canal Dobitaobytebrasil no Youtube é esse. Deixe seu like, se inscreva no canal e clique no sininho para receber notificações.

Até a próxima!

One comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: