Manter o display ou monitor do Raspberry sempre ligado

Raspberry como Access Point | fazer boot do raspberry | servidor NTP no Raspberry | monitor do raspberry sempre ligado | instalar o Firefox no Raspberry

Poderia ser mais simples, mas parece que ninguém levou em conta a utilização de um Raspberry Pi para fazer monitoramento. Para manter o display ou monitor do Raspberry sempre ligado, temos algumas formas diferentes de fazê-lo, que também depende do modo que estamos o utilizando; subindo o servidor gráfico através de startx, utilizando display manager ou apenas linha de comando. Para garantir o sucesso da operação, adote os procedimentos descritos adiante.

No autostart do LXDE

O LXDE é o gerenciador de janelas padrão do Raspbian. Alguns comandos necessitariam ser executados após o boot do sistema e para facilitar, podemos colocá-los no autostart. Para tal, edite o arquivo /home/pi/.config/lxsession/LXDE/autostart e insira as seguintes linhas:

@/usr/bin/xset s off
@/usr/bin/xset -dpms
@/usr/bin/xset s noblank

Através do arquivo .xinitrc

Quando se está iniciando o sistema em modo texto para depois subir o gráfico manualmente, uma das formas é através do comando startx. Esse comando lê definições inseridas no arquivo oculto /home/pi/.xinitrc (lembrando que ‘pi’ é o usuário padrão do Raspbian).

xset s off # don't activate screensaver
xset -dpms # disable DPMS (Energy Star) features.
xset s noblank # don't blank the video device
exec /etc/alternatives/x-session-manager # start lxde

Mantendo o terminal ligado

Ainda, para não obter “tela branca” no terminal, podemos adicionar um comando ao último arquivo do processo de inicialização do sistema, o /etc/rc.local:

setterm -blank 0

No display manager

O gerenciador de sessão do Raspbian é o lightdm. Em seu arquivo de configuração, localizado em /etc/lightdm/lightdm.conf/etc/lightdm/lightdm.conf, devemos adicionar a chamada:

xserver-command=X -s 0 dpms

Adicionando comando no servidor gráfico

No arquivo de configuração do servidor gráfico devemos mudar uma linha também. O arquivo está localizado em /etc/X11/xinit/xserverrc.

#Troque:
exec /usr/bin/X -nolisten tcp "$@"
#Por:
exec /usr/bin/X -s 0 dpms -nolisten tcp "$@"

E se utiliza servidor gráfico…

…ainda há a opção de instalar o xscreensaver e no painel de configuração, em MODE, mudar para Disable Screen Saver.

Seguidos esses passos, reinicie o Raspberry e observe-o por um tempo, depois é só comemorar!