19 de setembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

LilyGo T-Watch

LilyGo T-Watch

Além de não ser novidade, já escrevi sobre esse lindíssimo dispositivo nesse artigo. Apesar de se chamar “relógio”, esse modelo fica grande até no pulso da estátua da liberdade, mas como dispositivo de mesa é extremamente gracioso. Fica bem na mesa do escritório e podemos programá-lo para receber notificações, despertando o interesse de quem passar por perto. No artigo de apresentação eu desmontei ele todo e mostrei suas entranhas, não vou me repetir. O que de fato preciso atualizar aqui é que agora a biblioteca oficial da LilyGo suporta esse e os demais modelos de T-Watch, inclusive os que são próprios para os pulsos. Melhor ainda, a placa é suportada nativamente na IDE do Arduino, bastando incluir suporte ao ESP32 e procurá-la posteriormente entre as placas que aparecem. E melhor ainda, está forrado de exemplos, mas esses vem do repositório oficial, que veremos brevemente como adicioná-los à IDE do Arduino.

Vale lembrar que além do display de 240×240 com touch, ainda tem outros periféricos na placa, além de 2 motores DC. Leia o artigo supracitado para não perder os detalhes, mas cuidado! Provavelmente você irá se apaixonar!

Caso cogite a posse de uma, eis o link. De nada.

Repositório de exemplos do LilyGo T-Watch

Como citei anteriormente, deveremos copiar o zip ou clonar o repositório. Fica a seu critério, basta acessar esse repositório.

Se quiser cloná-lo, então entre no diretório Arduino/libraries e proceda assim:

git clone https://github.com/Xinyuan-LilyGO/TTGO_TWatch_Library.git

Se estiver com a IDE do Arduino aberta, feche e reabra. Os exemplos estarão no menu Arquivos > Exemplos > TTGO TWatch Library. Mas tem “muitos”, “muitos” “mesmo”. Com isso fica fácil implementar todos os recursos do dispositivo sem sofrimento, focando diretamente na implementação, invés de “engenharia reversa” antes de usar de fato.

Vídeo

Assim que editado o vídeo sobre o LilyGo T-Watch estará disponível em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Se não é inscrito, inscreva-se e clique no sininho para receber notificações. Se quiser algum artigo específico sobre qualquer tema abordado no blog, deixe um comentário e conforme a viabilidade vou atendendo os pedidos!