fbpx
27 de maio de 2022

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

LILYGO T-Display vs TTGO T-Display

ttgo t-display

Minha paixão é escrever sobre dispositivos TTGO / LILYGO. Cara, não me pergunte a diferença porque pra mim é a mesma empresa. Mas olha só que ousadia; fizeram o mesmo form factory para uma placa com ESP32 e uma com RP2040. Apesar do título ser “ESP32 vs RP2040”, não vou fazer comparativo de “combate”, mas vou mostrar características importantes da LILYGO T-Display e da TTGO T-Display.

LILYGO T-Display

Essa placa é “recente” para o momento dese artigo. Essa belezinha pode ser encontrada na Saravati, que aliás, sempre traz novidades para o mercado maker. É praticamente um shopping center dos embarcados!

Discorrendo um pouco mais sobre a placa, nela tem um conector para bateria; e o conector está no fundo da caixa dela, junto à barra de pinos. A placa dispõe na parte de baixo os furos metalizados para barra de pinos do SWD, mas o display parece ocupar algo nessa parte do circuito e não estou disposto a arriscar a integridade da placa antes de fazer alguns testes importantes.

Como falei do display; pasmem! Não é um OLED SD1306 nem algo do tipo: É um ST7789! Um espetáculo de display, que já me propiciou grandes artigos com bibliotecas gráficas importantes, como esse. Ele é um display RGB tão significativo que o usei até no Raspberry, com câmera fazendo streaming da imagem! Se ainda acha pouco, veja esse vídeo, onde fiz um programa em Qt para esse display!

Pinout

Para fazermos qualquer coisa com essa placa, é fundamental que saibamos o pinout, certo? Então vamos lá:

Não tem o que errar, mas calma. Nos próximos artigos relacionados vamos fazer coisas bem legais com ambas. Mas agora vamos à segunda placa.

Repositório

Se pretende mexer com a placa antes de ver os próximos tutoriais, aproveite o repositório oficial, do qual fiz esse fork.

TTGO t-Display

Ambas tem o mesmo nome de produto, mas não deixa claro a MCU, é uma pena. Seja como for, ambas são tão iguais quanto possível. Mas o interesse na TTGO T-Display é algo específico, que eu li em um artigo, então vi em um vídeo e pensei: “Não é criação minha, mas por que não divulgar?”. Mas antes, vou concluir a apresentação da placa.

A TTGO T-Display possui o mesmo display. Obviamente o pinout muda por conta da MCU, mas quem usa um ESP32 usa todos.

Apesar de existirem vários ESP32 com display OLED e até com LoRa, nenhum deles possui um display RGB. Fora os artigos supracitados, produzi diversos vídeos com montes de recursos e bibliotecas. Mas vamos fazer coisas avançadas com ambas as placas, acompanhe aqui e no canal DobitaobyteBrasil no youtube.

Pinout

Tendo citado o pinout, eis o desenho, tão similar quanto as placas:

Do mesmo modo que a placa anterior, se quiser experimentar antes dos próximos artigos relacionados, inicie pelo fork do repositório oficial.

Diferenças significativas entre as placas

Claro que tem. O ESP32 tem WiFi e bluetooth. A RP2040 não. O clock de cada núcleo do ESP32 pode chegar a 240MHz, enquanto a RP2040 tem um clock de 133MHz. Daí tem uma série de diferenças nos periféricos (I2C, SPI etc).