7 de dezembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Laboratório Maker 07: Lupa e microscópio

lupa e microscópio

Esse é um assunto difícil de escrever e difícil de mostrar em vídeo, porque ao falar sobre lupa e microscópio, imaginamos uma ampliação em um e uma ampliação maior em outro. Mas e pra visualizar de fato? Vou discorrer brevemente sobre minha experiência com lupas, microscópio USB e lupa digital (no smartphone).

Lupa: Qual a ideal?

Por incrível que possa parecer, uma lupa só não é o suficiente. Existem diferentes situações onde pode ser necessário um tipo específico. Às vezes precisamos das mãos livres, outras vezes precisamos apenas de uma lupa à mão. E por falar em “mão”:

Lupa de mão

Essa lupa de mão com LED sempre me é útil para ler CI’s, SMD’s e silk ruim de placas menores. Ela sempre está à mão e é um investimento baixo. Essa me foi dada por minha esposa há algum tempo, então, sem referências de compra.

Lupa de mesa

Já essa lupa de mesa da UsinaInfo é ótima para conferir resultado de soldagem, ler componentes e outras tarefas simples quando se está com as mãos ocupadas. Para pequenas soldagens também é boa, principalmente por reter o vapor da solda, mas para soldar ela é um pouco “desajeitada”, pois ela não se inclina muito para frente da base, o que acaba atrapalhando o uso de morsa. Sua altura também não dá liberdade para trabalhar com o ferro de solda, então a uso pouco para soldar, mas bastante quando estou separando componentes para um projeto, sentado à mesa. Ela possui uma iluminação LED discreta e suficiente para leitura de componentes, com botão de liga/desliga, uma bandeja para acomodar componentes e dois suportes tubulares, sendo que um utilizo para as pinças e sugador de solda, enquanto a outra uso para colocar o tubete de estanho. Em sua lente há também um “olho-de-peixe”, que dá uma ampliação ainda maior quando há necessidade de ver algum detalhe menor ainda.

Lupa de bancada

Essa lupa de bancada (da imagem de destaque) é um espetáculo para solda e tem uma área de lente e ampliação bastante satisfatórios. Porém, nem sempre se quer uma ampliação muito grande, mas dá pra resolver essa questão ajustando a distância focal movimentando seu longo braço. Essa lupa possui uma iluminação bem forte, até a uso às vezes para aumentar a luminosidade nas filmagens.

Essa lupa de bancada é um produto do Baú da Eletrônica, que dispõe de alguns outros modelos, como essa lupa.

Microscópio USB

Esse microscópio USB é legal, mas já o tenho há algum tempo e atualmente os microscópios USB de baixo custo tem uma ampliação maior que 500x, além de que alguns deles têm display próprio. Porém, às vezes pode ser necessário ter “mesmo” a conexão ao computador para poder montar laudo, principalmente pericial. Nunca o usei para soldagem, mas para aferir trilhas e qualidade de solda. Já tive que usar também para ler componentes, e o caso mais atípico de uso foi no artigo relacionado à eficácia das máscaras de tecido. No vídeo consigo demonstrar bem a ampliação dele. Esse microscópio dispõe de um ajuste de iluminação, fundamental para foco adequado em situações de macro extrema.

Microscópio digital para smartphone

Quando achei esse aplicativo para smartphone, fiquei impressionado. O tenho há vários anos e gosto demais dele.

Sempre estamos com o smartphone no bolso, e quando estamos fora de nosso laboratório, levamos nossa “lupa” junto, para qualquer eventualidade. Além de sua ampliação impressionante, podemos tirar fotos para documentação técnica, de modo que é também uma ferramenta indispensável para quem trabalha com eletrônica. O app que uso nem tem mais na Play Store, mas aqui tem uma lista enorme de similares.

Vídeo? – Sem vídeo

Pensei em fazer um vídeo, mas não daria para mostrar de fato o que os olhos vêem, além da dificuldade de ajustar alguma ampliação de forma a combinar com a câmera filmando.

Alguns deverão se questionar a razão de não ter escrito sobre a lupa com garras jacaré. Bem, eu a tinha, não gostava dela e acabei jogando fora. Em outro artigo demonstro como mantenho as mãos livres quando necessário. Até a próxima!

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade