Arduino

Kit Iniciante para Robótica da Robocore

Kit Iniciante para Robótica Robocore

Podemos fazer um seguidor de linha ou robô que desvia de obstáculos com um conjunto eletrônico pequeno (e normalmente desajeitado). Já é uma satisfação, mas sinceramente, o sentimento de utilizar uma placa robótica é indescritível. Um problema muito comum ao lidar com motores é a ligação; muitos iniciantes acabam ligando os motores ao 5V do Arduino (!), alimentação insuficiente, ligações erradas, mas com esse kit iniciante para robótica da Robocore, nem os “makers” do Batalha Makers Brasil queimam a controladora!

Plataforma Robótica Falcon

A plataforma robótica Falcon oferece uma estrutura excelente e expansível, que começa com robô seguidor de linha e robô de desvio de obstáculos. São projetos iniciais que não podem faltar para quem quer brincar com robótica, mas não é só isso que essa plataforma oferece.

Com suporte a 2 servos-motor, podemos colocar um braço robótico, fazer um robô de batalha simples (sumô, por exemplo – ninguém vai querer destruir um kit desses) ou coisas muito maiores, considerando que a tampa superior tem furação para suportar outras placas, como o Raspberry. Com isso, podemos usar visão computacional e inteligência artificial nesse mesmo robô. E esse é meu principal propósito para essa plataforma, uma vez que preciso completar o drone de rendição de bandidos armados (se não viu, sugiro dar uma olhada nos artigos de mira eletrônica e reconhecimento de armas).

Placa controladora robótica Julieta

Essa placa é fantástica em diversos aspectos. Primeiro, por ser uma placa segura, com uma ponte H potente controlando os motores, CI inversor lógico, FTDI onboard, alimentação externa dedicada para os motores, chave de ligamento para os motores, montes de VCC e GND distribuídos pela placa e aceita shield Arduino. A MCU é um ATMega328P, o que significa que basta utilizar a placa Arduino/Genuino UNO na IDE do Arduino para programá-la.

Ao utilizar Raspberry, não dispensarei o uso dela em conjunto, deixarei o Raspberry dedicado à inteligência artificial, apenas enviando comandos para a Julieta para solicitando o deslocamento, espero que acompanhem os próximos artigos relacionados.

Kit iniciante para robótica

E o que vem nesse kit iniciante para robótica? Vamos lá:

Conteúdo

  • Plataforma robótica Falcon – feita de material resiste, preciso, justinho e com legenda da furação na tampa.
  • Controladora robótica Julieta – descrito anteriormente, linda, placa preta etc.
  • Sensor ultrassônico HC-SR04 – o sensor ultrassônico mais utilizado no mundo maker.
  • Suporte para o sensor ultrassônico – não precisa gambiarra para posicioná-lo.
  • 2 sensores de refletância – lindos. Apesar de não ficar aos olhos, encanta ver o sensor da Robocore preto com silk amarelo.
  • 6 pilhas AA – não precisa se preocupar alimentação por enquanto, beleza?
  • 10 jumpers fêmea-fêmea de 20cm – para conectar tudo, sem precisar adquirir nada à parte.
  • Rolo de fita PVC para traçar a pista para o seguidor de linha – é montar e brincar!
  • Cabo USB para programação

Expansões

E expansões são possíveis, adicionando WiFi através de um ESP8266/ESP32, bluetooth, RF e RF LoRa, sensores e atuadores, garra robótica, armas para luta e muito mais!

Facilidade

Outra coisa importante de citar é que não é necessário um pingo de solda sequer, os motores são conectados a bornes exclusivos. É “mega-iniciante”? Quer estimular alguém a começar no mundo da robótica? Bem, estou incentivando minha filha, no vídeo você pode acompanhar alguns momentos da montagem que fizemos juntos. Ela até me advertiu por ter montado a tampa antes de prender o suporte da Julieta. Se para uma criança de 6 anos é intuitivo a esse ponto, certamente não será um problema para ninguém que deseja dar seus primeiros passos ou construir algo mais avançado a partir de uma plataforma robusta. Sério, desde o material à estrutura montada, a sensação de robustez que esse robô passa é deliciosa.

A programação (como citado anteriormente) pode ser feita como em um Arduino UNO ou pode-se utilizar programação de diagrama de blocos.

A própria Robocore oferece tutoriais e manual online, facilitando o pontapé inicial.

Sobre a Robocore

Dificilmente alguém não conhece a Robocore, uma empresa brasileira que cria robôs, hardware e software para seus produtos e inclusive produz lutas de robôs de verdade, realmente emocionante. EMOCIONANTE. Veja o top 10 de 2011. Em geral, as lutas de robôs são incríveis.

Dê uma olhada nessa luta. Não tem como não ficar preso ao vídeo!

Para quem é de São Paulo, a Robocore tem loja física em São Caetano do Sul, praça Mauá 4541 – sala 22. Nem sei quantos anos a Robocore tem, mas a primeira vez que comprei com eles foi em 2010. Loja virtual altamente recomendada.

Onde comprar o kit iniciante para robótica?

Se não for na loja física, ainda tem a opção de compra pelo site, através do link acima (onde você terá a oportunidade de navegar pelo site) ou diretamente ao produto, através desse link.

Não é um “kit de Mercado Livre”, é realmente um kit robótico, com placa robótica, com estrutura projetada e expansível. Além disso, é industria nacional, o que dá mais orgulho ainda. Uma empresa já conceituada e com uma expertise em uma área carente como robótica, oferecendo produtos para makers e amantes de robótica. Quer investir um pouco em diversão com qualidade? Então passe na loja!

Próximos artigos relacionados

Quero mostrar primeiramente o básico desse kit, expandindo as funcionalidades, modificando o robô, criando carenagem com depron etc. Os videos serão colocados no nosso canal Dobitaobytebrasil no Youtube. Então, se não é inscrito ainda, inscreva-se, clique no sininho para receber notificações e não esqueça de deixar seu like!

 

 

One comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: