24 de setembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Kit bobina de Tesla – Não precisa ser técnico

bobina de Tesla

Se não todo mundo, a maioria das pessoas (que sabem de sua existência) gostam da bobina de Tesla. É fácil fazer uma, rápido e barato. Mas, pode ser necessário um pouquinho de habilidade, então, se precisa de uma pra bobina de Tesla para feira de ciências ou quer um brinquedo de mesa, essa é uma boa oportunidade.

DIY – Não tem como escapar

Ela não vem montada, mas tudo vem pronto para montar. Você só vai precisar de estanho, ferro de solda e uma fonte de alimentação entre 15V e 30V. Mas fique nos 15V para aquecer menos os transistores. Para experimentá-la, utilizei minha fonte de bancada da UsinaInfo (link para essa bobina de Tesla). Se estiver com uma grana extra, tem um modelo um pouco mais caro e maior, que faz um arco mais bonitinho, mas ambas funcionam e são legais!

Fonte de bancada

Essa fonte de bancada foi tema do “Laboratório Maker 06“. Uma fonte de bancada ajuda a mensurar o consumo de um dispositivo, como mostrei no vídeo “Fonte de bancada“, na placa da AFEletronica, que fiz uma tela de login e foi possível perceber o aumento de consumo quando o sistema estava em execução e quando estava deslogado. Além disso, é uma mão na roda pra qualquer maker, já que variando a tensão e corrente, podemos utilizar uma ampla gama de dispositivos!

Bobina de Tesla musical

Esse modelo tem uma entrada para áudio, mas eu vi um cara testando e o touch screen dele ficou estranho. Sugiro brincar apenas com a alimentação. Na entrada de áudio, a tensão fica se movimentando. O arco voltaico chega a 1 cm, conforme a lenda, mas eu alimentei com 12V e o arco não passou de 2mm, então não posso confirmar, mas como dá pra ver na imagem de destaque, é efetiva pra caramba, pena que não tenho lâmpada fluorescente.

Vídeo da bobina de Tesla

Se quiser dar uma conferida, eu mostro no vídeo (que estará no canal assim que editado, já se inscreva e clique no sininho) os componentes e um teste também, daí você poderá aumentar ainda mais sua vontade de ter uma. Que maker não quer?