fbpx
22 de maio de 2022

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Jogos no ESP32 #01: T-Rex

T-Rex

O ESP32 é uma MCU impressionante. Aliada ao display ST7789V, dá pra fazer coisas incríveis, como instalar jogos. Claro, ninguém vai jogar Uncharted no ESP32, mas jogos mais simples e que não deixam de ser divertidos, sim. Nesse primeiro artigo da série vamos instalar um dos jogos do fantástico VolosR , um nerd incrível e generoso, que costuma nos presentear com esses “refis” para ESP32! Vamos ao T-Rex, tradicional jogo do browser offline !

Como configurar o TTGO T-Display?

Se não sabe nem o que é TTGO T-Display, melhor dar uma olhada primeiro e garantir sua paixão.

Pode ser bastante frustrante fazê-lo sem orientação, porque apesar de estar em um padrão realmente organizado, é necessário entender um pouco dos conceitos. O que fazemos comumente é configurar os pinos do SPI que vamos usar em nosso projeto, mas a biblioteca TFT_eSPI abstrai enormemente as configurações, tanto que nem vou escrever, apenas assista o vídeo e configure o display em 10 segundos, mudando 2 linhas do setup.

Como instalar o T-Rex no ESP32?

Simples, basta seguir o procedimento do vídeo. É fácil e curto. O vídeo do T-Rex é esse. Você precisará também do código fonte do T-Rex, claro. Eu fiz um fork do repositório TRex. Tanto faz clonar ou baixar o arquivo .zip, só precisamos dos 3 arquivos que estão dentro do diretório. No vídeo estou demonstrando de forma clara e breve.

IDE 2.0 do Arduino

Se reparar no vídeo, estou usando a IDE 2.0 do Arduino. A maioria dos makers ainda estão usando a versão 1.x, mas essa está muito mais legal e apesar de beta já está no RC3. Vale a pena experimentar. Para baixá-la, escolha no site oficial o instalador para seu sistema operacional. Eu uso Linux, mas não faz diferença nesse caso.

Vídeo

Já referenciei o vídeo mais acima, mas não custa nada reforçar a indicação, caso tenha passado direto. Também é uma oportunidade pra mendig… digo, pedir que se inscreva no canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Ao inscrever-se, habilite as notificações. Sinta-se abraçado e muito obrigado!