19 de setembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Home automation: O que é Sonoff

O que é Sonoff

O Sonoff é um dispositivo de linha que já vem com um firmware pronto para uso. Ele possui suporte a Alexa e Google Home, fácil de usar e tem modelos diferentes para cada aplicação. Nesse artigo sobre home automation veremos o que é Sonoff e falaremos sobre suas entranhas; no vídeo mostro com mais detalhes, mas o tutorial de uso é esse artigo

O que é Sonoff?

O Sonoff é um produto de linha projetado para automação, tal como lâmpadas e outros dispositivos (que você encontra aqui no blog, em diversos artigos). Nesse artigo apresento o Sonoff Basic R2, que recebe a alimentação direto do AC e sai AC do lado oposto, através de um relé; coisa básica que fazemos corriqueiramente – a diferença está em realmente ser um produto, o que nos poupa o trabalho mais doloroso para o maker: Fazer o case.

Por dentro temos um circuito extremamente simples, com uma fonte filtrada, componentes habituais de circuitos com ESP8266 etc. E a MCU? – Bem, a MCU está na parte de baixo do circuito. Um ESP8285, antena na borda e diversos componentes SMD por toda a parte de baixo da placa.

Não é tão popular (ainda) nem tem tanta diferença, mas o ESP8285 suporta maiores temperaturas e mais flash.

Como configurar o Sonoff

Além de podermos utilizá-lo com Alexa e Google Home, o Sonoff também tem software próprio, chamado eWeLink, disponível na loja de aplicativos do Android.

Tem lá seus pontos negativos e algumas reclamações em relação à desconexão, mal funcionamento do software e coisas menos significativas. Porém, utilizá-lo com Alexa é provavelmente a melhor opção – e aqui estamos falando do Sonoff Basic R2, uma versão melhorada, disponível na Autocore Robótica através desse link.

Na placa encontra-se alimentação e UART disponíveis para comunicação (mais adiante disponho “se” é possível regravá-lo), mas como todo o circuito está disposto em uma placa própria, não há como utilizar um JTAG de modo simples, exceto se faça alguns jumps diretamente dos pinos da MCU, soldando uns fios de cobre nos respectivos pinos.

A primeira configuração (feita através do aplicativo eWeLink) permitirá nomear o dispositivo. Por essa razão devemos começar por aqui. Instale e abra o aplicativo. Registre-se conforme orientado pelo próprio app e então faça o login.

O que é Sonoff

A tela que aparece após o login exibirá os dispositivos que serão adicionados. Por enquanto, deverá aparecer uma caixa vazia.

O que é Sonoff

Após ligar seu dispositivo à rede elétrica, repare que há um botão na face superior do case. Pressione-o por 7 segundos. Isso deverá colocá-lo em modo de pareamento, onde o LED passará a piscar de forma mais rápida, indicando esse estado.

Clique em “+” e “Quick Paring” no aplicativo. Serão solicitadas as credenciais WiFi. Clique em “Next” para que a busca pelo novo dispositivo inicie.

Ao ser encontrado, será a hora de definir um nome para ele. Por exemplo, escolhi “Osciloscópio”. Vou utilizá-lo para ligar e desligar o osciloscópio digital DSO-138, apresentado no primeiro artigo da série Laboratório Maker. E não por acaso, o osciloscópio também se encontra na Autocore Robótica. Se tiver preguiça de ler o artigo e nem quiser ver o vídeo de apresentação do osciloscópio, pode clicar nesse link direto para o dispositivo. Se precisar, veja o vídeo de como montar o case do DSO138.

Tendo o dispositivo devidamente configurado, o próximo passo é subjugá-lo à Alexa: “Alexa, encontrar dispositivos” e pronto. Se não conseguir assim, adicione o skill eWeLink Smart Home Fan. Ative-o, entre com as informações de conta e refaça a descoberta.

Existem diferentes versões desse dispositivo Sonoff, inclusive um com RF433. Se sua intenção for usá-lo, por exemplo, para controlar o portão de sua garagem, atente-se ao modelo, descrito na parte superior do case.

Vídeo do Sonoff

O vídeo estará disponível em nosso canal Dobitaobyte no Youtube. Só estou levando mais tempo para publicar artigos e vídeos devido à minha nova missão primária, que manterei em sigilo por um longo período.

Se não é inscrito, inscreva-se em nosso canal e clique no sininho para receber notificações de publicação.