Raspberry

Hat LoRa para Raspberry Pi – AFMultiRadio da AFEletronica

hat lora

Mais uma vez a AFEletronica surpreende, agora com O hat LoRa para Raspberry Pi. No Raspberry o nome é “hat”, mas é como um “shield” para Arduino. E vejam só; é um concentrador de rádios LoRa, podendo ir de 1 a 3 rádios na placa!

Hat LoRa para Raspberry Pi - apresentação

Características do hat LoRa para Raspberry Pi

A começar pela qualidade do hardware, é inquestionável sua excelência. Projetado minuciosamente para atender a qualquer propósito, o hat LoRa para Raspberry Pi da AFEletronica possui entrada de alimentação que a partir dela, levamos a alimentação para o Raspberry até a micro USB. Com isso, garantimos a corrente suficiente para alimentar o hat e a placa, sem nos preocuparmos com dimensionamento!

Hat LoRa para Raspberry Pi - 3 rádios

O shield comporta de 1 a 3 rádios LoRa 1276, bastando selecionar sua opção no ato da compra. Estou utilizando esse hat em um projeto bastante complexo onde preciso concentrar rádios aos montes. O software que desenvolvi para esse hat permite analisar a quantidade de ruído advindo de outros rádios, possibilitando então selecionar a melhor frequência para o projeto, evitando ter processamento ao descartar mensagens inválidas chegando no hat.

Para exemplificar, estou com um hat contendo 3 rádios; um rodando à 914.0, outro em 914.25 e o terceiro rodando em 914.5. Apenas para mostrar o “poder” que o conjunto Raspberry+LoRa oferece, em meu sistema adicionei logs, debug na tela, modo de execução verboso (mostrando mensagens válidas e descartadas), status da inicialização dos rádios, seleção da frequência por flag (usando a flag -f para passar as frequências desejadas), seleção de frequências pelo arquivo de inicialização e também frequências hard-coded, para garantir a inicialização dos rádios ainda que se tenha esquecido de criar o arquivo ini. E estou citando apenas a parte de rádio básica, tenho mais coisas, mas que não posso citar por serem segredos do projeto comercial – que aliás, terá um alcance nacional popular, tenho certeza que muitos irão conhecer.

Software

Para quem programa em C++ para a plataforma Linux, não será um problema programar para esse hat. Todavia, será necessário configurar o sistema operacional para comportá-lo (um procedimento padrão que contempla ajustes no sistema e adição de drivers).

O processo inicial consiste em instalar as ferramentas e bibliotecas necessárias, que podem ir desde a simples configuração do rádio até a inclusão de recursos a serem utilizados. Para quem quiser começar a desenvolver sem se preocupar com a configuração inicial do rádio, estou preparando uma imagem de sistema baseado no Raspbian, com o rádio já configurado e um programa inicial, que lhe proverá os recursos necessários para os testes iniciais e também servirá como base para o desenvolvimento do seu próprio projeto. Esse sistema também estará disponível na AFEletrônica e já estará instalado em um cartão micro-sd, bastando colocá-lo em seu Raspberry e utilizar a senha e usuário padrão do Raspberry (usuário:pi,  senha: raspberry).

As flags de inicialização disponíveis foram inicialmente as da imagem abaixo:

Hat LoRa para Raspberry Pi - flags

 

Executando-o com a flag -v obtemos as mensagens de inicialização do rádio, as frequências com as quais foram inicializados e então conforme chegam as mensagens, é informado se são válidas ou inválidas.

Hat LoRa para Raspberry Pi - modo verboso

Ele já estará configurado como serviço do sistema, bastando utilizar o comando make && make install no diretório de desenvolvimento para que ele seja compilado, copiado para o diretório padrão e o sistema é então reiniciado.

Também conta com um usuário chamado configurar, inicialmente com a senha padrão. Esse usuário dá acesso ao menu de configuração criado por mim para facilitar algumas tarefas para quem não tem muita intimidade com Linux e também para quem quer ter acesso rápido a algumas informações e configurações. Destas, está incluso o Blynk Server, configuração do WiFi, habilitação de conexão remota por ssh, descoberta do IP público, exibição do IP privado, gateway, MAC do Raspberry para configurar o IP fixo no roteador WiFi, troca de senha, exibição de logs, exibição de configurações do WiFi, teste de DNS, configuração e exibição do DNS, configuração do serviço Blynk, configuração do servidor de horas, expansão do sistema de arquivos, menu de ajuda de todos os itens e ainda por cima, um updater, para atualizar o próprio programa conforme novos recursos forem sendo criados.

Hat LoRa para Raspberry Pi - menu de recursos extras

Tem uma necessidade específica? O desenvolvimento de software pode ser contratado diretamente pela AFEletronica, que conta com uma equipe de desenvolvedores de software e hardware, incluindo sistemas web, para lhe entregar uma solução completa de ponta a ponta.

Onde comprar?

O hat LoRa para Raspberry Pi está disponível no site da AFEletronica através desse link, no qual você terá a opção de selecionar a configuração do hardware, indo de 1 a 3 rádios.

Se você quer passar credibilidade com sua solução, precisa de um hardware condizente, certo?

Vídeo

Pretendo criar um vídeo em algumas horas para mostrar o hat em funcionamento, não deixe de se inscrever em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube, clique no sininho para receber notificações, e deixe seu like!

Projetos para sua empresa

Do bit Ao Byte é mais do que um blog. Somos uma empresa de serviços, cuja principal atividade é desenvolvimento e implementação de projetos embarcados e IoT.
Trabalhamos dentro da legalidade, emitindo nota fiscal de serviço, elaboração de requisitos de sistema e documentação do código.
Não importa onde você esteja, montamos a prova de conceito e gravamos vídeo do projeto antes de entregar o código e/ou hardware configurado.

Em parceria com a AFEletrônica, projetamos e produzimos hardware industrial (também com nota), para lhe entregar a melhor experiência para seu projeto.
Entre em contato:
vendas@afeletronica.com.br
Ou direto comigo:
djames.suhanko@gmail.com

Será um prazer tê-lo como nosso cliente!