Programa Dossiê Maker

Dossiê Maker é um programa de perguntas e respostas, seguido por pesquisas de 1 minuto sobre o tema abordado em cada questão. A ideia é mais do que premiar, mas também divertir. E como proporcionar o entretenimento? – Simples, fazendo as perguntas que gostamos de responder nos grupos de Arduino, ESP8266/ESP32, Raspberry, etc. Não é nada como o “Desafio Maker“, que é um pouco mais elaborado e demanda tempo.

Formato do programa

Se vira nos 0x1E

O programa é composto por 10 perguntas e um desafio inicial. Para o desafio inicial, os participantes serão orientados com 15 dias de antecedência a criar um projeto simples e interessante. Por exemplo, um LED gotejando. No dia do programa a MCU já pode estar programada, bastará no prazo de 30 segundos , acrescido de 1:30 minutos montar o circuito para que tudo funcione, seja na protoboard ou diretamente sobre a placa de prototipagem escolhida. No primeiro programa (que será gravado), a escolha será feita pelos apresentadores, mas havendo aceitação do público, a partir da segunda edição será ao vivo e quem estiver assistindo poderá escolher o projeto preferido pela enquete na aba Comunidade, no canal DobitaobyteBrasil no Youtube. A votação ficará abertar até o final do programa, quando então será somado à pontuação total o projeto escolhido pela comunidade.

Desafios

Após o primeiro desafio, inicia-se a rodada de perguntas, sendo 5 para cada. As perguntas são simples de forma que seja possível responder sem ser especialista. Por exemplo: “Quantas portas analógicas tem no Arduino UNO?”, ou “Diga o nome de um sensor de temperatura que parece um transistor” (LM35). A pergunta é feita a apenas 1 participante por vez, sendo 5 perguntas para cada. Após responder (ou não) a pergunta, um desafio é lançado para ambos, remetendo a uma pesquisa aqui no blog. Por exemplo:

“Procurem no blog um artigo que mostre uma comunicação entre 2 Arduinos sem que seja pela UART”. Essa pesquisa terá um tempo limite de 1 minuto, onde os participantes estarão compartilhando a janela do browser enquanto pesquisam. Ponto para quem encontrar primeiro ou nada, se nenhum dois dois acertarem.

Pontuação

A pontuação por acerto ou o decremento por erro é de 3,14. Ambos iniciam com 0,01. Em caso de decremento, 0,01 é retirado, além, dos 3,14. Ou seja, se errar, não recupera com “1” acerto, porque ainda haverá a diferença de 0,01, o que fará o maker torcer pelo erro do adversário, para aí então ambos ficarem iguais.

Cartas

Ainda tem as cartas de apoio. Com a carta Troca, a pergunta poderá ser substituída por outra da mesma categoria, mas isso só pdoe ser feito uma vez, porque então a carta é eliminada. Quem estiver perdendo também pode apostar metade da diferença na carta extra. Mas se chamar a carta extra, a única opção é acertar a pergunta, de outro modo perde-se os pontos apostados. Em contrapartida, o adversário pode chamar a carta Blefe (que mudará de nome porque também mudou de propósito durante a configuração do programa). Essa terceira carta é a tomada de pontos, ou seja, se a carta Extra foi chamada e o maker errou a pergunta, os pontos apostados vão para o adversário.

Prêmio

O prêmio será oferecido pela empresa patrocinadora da edição. Já temos duas edições garantidas, sendo a primeira um oferecimento da CurtoCircuito, parceiro que nos dá muito orgulho pela variedade de produtos, sendo uma das maiores lojas para projetos em embarcados, IoT e eletrônicos do Brasil.

Essa primeira edição contemplará o vencedor com um kit Arduino.

Estreia

O programa estreará na noite de 24/02/2021 e o sorteio dos makers para os primeiros 2 programas deverá ocorrer ainda essa semana. Veja abaixo como participar.

Como participar?

Eis o brilho da coisa! Não queremos seus dados pessoais, preenchimento de formulários, nada! Basta entrar em nosso grupo Do bit Ao Byte no Telegram, que será de onde sortearemos os makers. Não queremos email, telefone ou qualquer outra coisa para depauperar sua privacidade, apenas precisamos de um meio de comunicação e acesso aos concorrentes. De quebra, você participará do grupo para tirar suas dúvidas quando necessário. E tire a notificação para não ser incomodado!

Aproveite para se inscrever em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube e aproveite também os demais conteúdos!

Vídeo parcial do ensaio

Aqui dispus de alguns trechos do segundo ensaio do programa Dossiê Maker, que conta com 3 apresentadores: Ricardo Amaral, Nascimento Jr e eu, Djames Suhanko. Procurei não expor demais, mas deixei algumas “pitadas” do conteúdo.

Regras do programa Dossiê Maker

Essa semana já deve sair o artigo de regras, que será utilizado como parâmetro para os participantes do programa, fique ligado.

Nos vemos lá!

Autor: Djames Suhanko
Revisão: Ricardo Amaral de Andrade