esp8266

ESP8266 NodeMCU com Placa de expansão

placa de expansão para NodeMCU

Um NodeMCU com placa de expansão é tudo de bom para fazer uns protótipos evitando ao máximo protoboards! Um pouco de wiring, alguns atuadores, alguns sensores e voi-la!  Mas tem mais coisa interessante nessa placa.

Características da placa de expansão

Essa placa de expansão já dispõe de múltiplos acessos a um mesmo pino, o que facilita ler estados e atuar sobre os pinos. Isso também significa menos código para esse propósito. Mas de outra maneira, um pino poderia atuar sobre um relé e simultaneamente sobre um LED, ainda sem a necessidade de uma protoboard.

Claro que para interagir com diversos periféricos é necessário diversos pontos de alimentação e esse é o ponto que na maioria das vezes nos obriga a utilizar uma protoboard. Mas não com essa placa de expansão; nela estão dispostos diversos pontos de alimentação, e não é pouca coisa.

Essa placa de expansão suporta até 1 ampere, alimentando-a pelo conector jack. Sua fonte step-down suporta tensões entre 4V e 30V, facilitando sua ligação fora da porta USB, que normalmente não é feito de forma elegante, considerando que deve-se utilizar um step-down externo, fazer solda e conectar fios na entrada e saída – Na entrada, onde ainda deve-se colocar uma fonte de tensão maior. E essa é a parte legal da coisa; apenas essa fonte de tensão será necessária, pois o NodeMCU estará disposto sobre a placa de expansão, permitindo que seja colocada dentro de um case para provas de conceito em campo, podendo ser ligada a uma bateria de li-ion, ou uma fonte de tomada.

Onde comprar?

Esse é um produto à venda no site do nosso parceiro Eletrogate, sendo esse o link para o NodeMCU, e esse outro para a placa de expansão.

Visite o site e conheça também os demais produtos da Eletrogate. Já aproveito e deixo minha sugestão para ferramenta de bancada, esse fantástico multímetro da Hikari, o HM-2080, que tem me proporcionado um trabalho prazeroso.

Próximo passo

Esse artigo é apenas a apresentação do produto, em breve escreverei sua integração com sensores e atuadores, incrementando o artigo com uma surpresa, por isso vou parar por aqui.

Adquira o seu e prepare-se para a diversão!

Projetos para sua empresa

Do bit Ao Byte é mais do que um blog. Somos uma empresa de serviços, cuja principal atividade é desenvolvimento e implementação de projetos embarcados e IoT.
Trabalhamos dentro da legalidade, emitindo nota fiscal de serviço, elaboração de requisitos de sistema e documentação do código.
Não importa onde você esteja, montamos a prova de conceito e gravamos vídeo do projeto antes de entregar o código e/ou hardware configurado.

Em parceria com a AFEletrônica, projetamos e produzimos hardware industrial (também com nota), para lhe entregar a melhor experiência para seu projeto.
Entre em contato:
vendas@afeletronica.com.br
Ou direto comigo:
djames.suhanko@gmail.com

Será um prazer tê-lo como nosso cliente!