ESP32

ESP32 Wemos – O incrível!

Faz um tempinho que não tenho me empolgado com as variações dos processadores mais populares, mas dessa vez, ah, esse ESP32 Wemos!

Adquiri um ESP32 WROOM recentemente (porque o meu outro já está em outras mãos). Ele tem o formato meio padrão dos ESP8266, parece muito com o NodeMCU. Eu gosto demais dele,  mas agora com a chegada desse Wemos, meu coração balançou.

ESP32 Wemos pinout

O que me encantou tanto? Bom, primeiramente, o tamanho. Ele é compacto demais. Isso é ótimo, porque consigo embutí-lo em projetos como o do cuco. Claro, o WROOM também dá, mas para o próximo relógio que farei pretendo utilizá-lo.

Essa board tem mais características interessantes, como um botão de liga/desliga. Já é outra coisa muito boa, porque dá pra interromper o circuito sem tirar da alimentação e acaba sendo mais um ponto a favor para projetos longe do computador.

Agora, o pinout. Olhe só isso:

ESP32 Wemos

Não tiraram GPIO para fazer a placa compacta, então, temos todos os recursos em um espaço muito menor. Apaixonante ou não?

Além disso, ele vem com diversos slots. Na imagem de destaque, todos os slots usados vieram com ele, o que me permitiu fazer uma plaquinha de desenvolvimento com fonte step-down para alimentação do ESP32.

Onde comprar?

Esse micro-fonte step-down e esse ESP32 Wemos você encontra na MASUGUX, nesse e nesse link, e sério, os preços estão ótimos!

Além desses, eles tem outros produtos interessantes, como o display Nextion inteligente, que já escrevi alguns artigos a respeito e inclusive fiz uso dele com ESP32 nesse artigo. Então, se pretende ir às compras, recomendo essa lista de produtos. Caso queira fazer a plaquinha igual a minha, a placa de prototipagem é essa.

A MASUGUX criou um anúncio do kit ESP32 + a fonte da foto de destaque, aproveitem!

 

Utilizando Atom com PlatformIO para programar o ESP32

Apenas para não ser somente um review, vou deixar a dica para você ter auto-complete e uma IDE excelente para programar seu ESP32 Wemos!

Dessa vez resolvi usar o Atom com alguns plugins para ficar bem legal. Baixe o Atom no site oficial ou use o repositório de sua distribuição Linux, se for seu sistema:

Após a instalação do Atom, você poderá instalar recursos guiado pela própria IDE. Procure por PlatformIO e Clang. Mais uma vez, se estiver no Linux, basta utilizar o mesmo esquema acima:

O comando exit é para sair do usuário root. Depois de instalados e reiniciado o Atom, abrir-se-á uma aba intitulada PlatformIO Home.

ESP32 Wemos

A partir dela você escolhe a plataforma que deseja programar e as dependências serão baixadas automaticamente. Nesse mesmo menu tem uma seção Libraries, onde você precisará digitar PCA9685.

ESP32 Wemos

É essa primeira a que instalei. Depois é só criar um projeto novo, escolher a placa e a plataforma de programação (ESP-IDF, Arduino etc).É essa primeira a que instalei. Depois é só criar um projeto novo, escolher a placa e a plataforma de programação (ESP-IDF, Arduino etc).

Não deixe de se inscrever em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube!

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR

https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR

https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR

https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR

https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR

https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/

Sistemas Eletrônicos

https://www.facebook.com/groups/544679592355388/

Projetos Arduino | Eletrônica

https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 e ESP32

https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

ARM Brasil

https://www.facebook.com/groups/508153815944410/

MIPS BR

https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte

https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

2 comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: