31 de julho de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

ESP32 homologado pela Anatel? Claro!

ESP32 homologado

Olha só a novidade! Temos um ESP32 homologado pela Anatel! A placa, que contém o ESP32-WROOM-32D já vem com a gravação a laser na blindagem da MCU! Isso facilitará bastante a introdução do ESP32 em projetos finais, inclusive a própria placa, que pode ser anexada a um circuito controlador em forma de slot, podendo assim atuar e fazer leituras com uma MCU aferida!

Sempre tem alguém que não conhece e para esses casos, vou descrever o ESP32 novamente.

O ESP32 é uma MCU com 2 núcleos com clock configurável em 80MHz, 120MHz e 240MHz. Mostrei como definir o clock no artigo “Como implementar light sleep no ESP32“. Nele se encontram os 3 modos de clock, facinho.

Essa placa roda uma variação do FreeRTOS, de modo que podemos criar tasks (que são como ‘threads’), tendo então processamento assíncrono, que nos permite programar com muito mais liberdade. No menu ESP32 se encontram mais de 100 artigos relacionados, cujos artigos venho escrevendo desde seus primórdios. Tem I2C, SPI, I2S, UARTs e um sistema de arquivos, que dispensa o uso de micro-SD e EEPROM. Atualmente o sistema de arquivos oficial é o LittleFS, sendo que o SPIFFS está sendo descontinuado. Se interessou, dê uma conferida nos artigos relacionados, aqui tem tudo o que é necessário para executar qualquer projeto sem passar apuros.

Não se deixe enganar!

Essa placa é conhecida, mas esse modelo homologado deve vir gravado na blindagem, senão é um dos modelos anteriores à homologação. Na CurtoCircuito você terá a tranquilidade e garantia de estar pegando a placa certa, mas não sei a quantidade em estoque, então não fique indeciso por muito tempo!

Onde comprar o ESP32 homologado pela Anatel?

Essa novidade está disponível na CurtoCircuito, com link direto para o produto bem aqui.

Como sempre, eis a CurtoCircuito trazendo mais uma novidade para o mundo maker – e profissional.

Vídeo

Não farei vídeo nesse caso porque apenas mostraria a placa, mas nos artigos que entrarem ESP32, agora usarei ela. De qualquer modo, não custa pedir para que se inscrevam no canal DobitaobyteBrasil no youtube e clicarem no sininho para receber notificações. Não dá pra manter o nível máximo sempre, mas entre um e outro os vídeos tem saído bastante satisfatórios, comprove por si mesmo e nos encontramos em breve!