ESP32 AFSmartControl da AFEletronica

Sempre que falamos em AFEletronica, já sabemos o tipo e a qualidade do hardware. Nesse artigo introdutório apresento a ESP32 AFSmartControl, uma placa que assim como as demais da AFEletronica, traz montes de recursos.

Recursos da ESP32 AFSmartControl

Essa placa foi feita para controle independente ou interativo com outros sistemas, trazendo diversos novos recursos não previstos em modelos anteriores. E claro, há uma razão para essa placa ser diferente.

Módulos relé

Essa placa conta com 4 relés para acionamento de periféricos, cada um com as respectivas entradas expostas: NA, CM, NF, para Normalmente Aberto, Comum e Normalmente Fechado, respectivamente.

Já está fora do típico, onde os acionamentos são feitos diretamente pelo GPIO. Nessa placa, temos um PCF8574 onboard, onde temos a facilidade de controlar os atuadores em comandos diretos, com a biblioteca que estou escrevendo para todos os controles.

Os relés são optoacoplados.

Do lado oposto aos relés, temos os bornes de entrada, para controle externo dos relés por acionamento digital.

RS485

Um padrão conceituado na indústria é o RS485, onde trafegam dados seriais a longas distâncias através de fios. Essa placa conta com um RS485, permitindo a integração em ambientes onde já esteja implementado RS485 ou ainda, um ambiente no qual seja necessário prezar pela segurança, não trafegando dados por WiFi. É uma vantagem também em ambientes de grandes interferências de rádio, muitas paredes, muito metal, gaiola de faraday etc.

Entrada USB

A alimentação dessa placa é feita diretamente pelo borne, onde deve-se entrar com 12V. A entrada USB é exclusivamente para comunicação serial, seja subir sketches ou trocar informações com a placa. Ao lado da porta USB tem 3 pinos que disponibilizam a serial (um deles, o GND).

Controle externo digital dos relés

Possui duas entradas de botões de uso geral e um reset. Ao lado desse borne de entradas está o borne do RS485.

Slot micro SD – data logger

Todas as placas da AFEletronica tem um slot para micro SD, de modo que eventos do sistema podem ser registrados por um longo período, variando conforme o tamanho do cartão utilizado. Isso traz diversas vantagens, pois além de registro de logs do sistema, poderia ser registrado os eventos dos atuadores para outros fins como registro de entrada de portaria, origem da atuação do relé (externo, por software, automático, manual etc). Também extremamente útil em perícia digital, relacionando dados de cadastro e atuação por software externo, auxiliando na determinação de uma ocorrência.

ESP32

A placa é controlada por um ESP32, daí todos os demais recursos já conhecidos por todos; bluetooth, WiFi, sistema operacional de tempo-real, sistema de arquivos para escrita de arquivos de inicialização, possibilidade de atualização por OTA etc.

Display touch RGB

Pra complementar, está incluso o suporte periférico a esse display da imagem de destaque, no qual as possibilidades são inúmeras. Além de controle local, pode servir para reconfiguração de parâmetros, operando em conjunto com arquivos .ini. Desse modo, ocasionalmente pode ser necessário atualização de firmware e a operação poderá ser feita por qualquer pessoa treinada.

Biblioteca para a ESP32 AFSmartControl

No próximo artigo relacionado já devo disponibilizar a biblioteca. Essa placa merece um vídeo, mas quero aproveitar para mostrar a biblioteca, é só acompanhar!

Se ainda não conhece os produtos da AFEletronica, aproveite para conhecer o site. A AFEletronica faz projetos de hardware inclusive para a Peugeot, a qualidade é incomparável. Na parte de software também temos uma parceria, onde desenvolvo para os produtos solicitados pelos clientes.

Até a próxima!