17 de maio de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Embedded Dev 2021

Embedded dedv

Infelizmente posterguei demais sobre o tema que até então mantive em sigilo, que é o RT-Thread, do qual pretendo escrever alguns bons artigos ainda. Esse artigo de hoje sobre ele não é um tutorial, mas uma chamada para participar de um evento – que inclusive dará prêmios, cujo evento é chamado “Embedded Dev 2021”!

Para quem não conhece, o RT-Thread é mais do que um sistema operacional de tempo real. Ele oferece todo um aparato para facilitar o desenvolvimento. Não vou entrar em detalhes agora, mas dadas as circunstâncias, será fundamental discorrer a respeito essa semana. Não vai querer perder os prêmios e a oportunidade de agregar mais uma ferramenta ao seu desenvolvimento, não é?

Prazos para inscrição

Basicamente, você precisa (no mínimo) se virar com inglês, porque deverá submeter o projeto pretendido e a placa de desenvolvimento que pretende usar para seu projeto. Aqui tem o formulário de inscrição. A placa será fornecida gratuitamente pelo RT-Thread. As inscrições se iniciam em 19 de abril de 2021 e vão até 19 de maio de 2021. O time irá selecionar os 10 mais ou, havendo mais projetos de interesse, aumentarão o número de selecionados.

O projeto final deve ser apresentado até o dia 19 de julho, com código e documentação relacionado ao projeto no github. Se não sabe documentar o código, não se preocupe. É só fazer os comentários no código bem bonitinhos, essa semana escreverei como converter os comentários para documento automaticamente.

Ainda que não tenha conhecimento sobre o RT-Thread, mas conheça algum RTOS, pode ficar tranquilo; a equipe de engenheiros dará suporte para o desenvolvimento, ou seja, facílimo!

Apresentação dos vencedores

Dai você pensa: “Mas vencedor do quê”? – Bem, além de ganhar a placa pra concorrer no Embedded Dev, ainda terá um prêmio! O primeiro lugar leva 500 dólares em dinheiro! Os vencedores são anunciados no dia 26 de julho de 2021.

Envio das placas

As placas serão enviadas em 19 de Maio, mas nada te impede de já ir preparando o ambiente, certo? Dê uma conferida no site e conheça o RT-Thread Studio IDE e apaixone-se. Já está convencido? Baixe o RT-Thread agora então!

Ah! Quase me esqueço de dizer que a IDE suporta Raspberry Pi Pico! Bora participar!

Será que eu consigo?

Se está pensando isso, não se preocupe. A programação é igual o que já estamos acostumados, com alguns poucos diferenciais e com todos os recursos de um RTOS, que podem ser utilizados a contento. Não deixe de participar do Embedded Dev por medo, ok?

Se precisar ver alguma coisa sobre RTOS, dê uma conferida nos artigos sobre ESP32.