25 de outubro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Eletrônica digital com ARM Cortex M3

ARM Cortex M3

Ainda estou em fase de estudo e pesquisa com processadores PIC, agora fazendo ‘concorrência’ com meus AVRs (Arduino). Por existir uma certa complexidade, recorri ao meu ilustre amigo especialista em sistemas embarcados e micro-controladoras, Marcelo Barros. Minha surpresa inicial é que ele não trabalha com PIC e entre as suas sugestões me foi recomendado a MSP430 (vou adquirir assim que chegar a citada adiante) e a ARM Cortex M3. Como confio na sugestões do Marcelo, Adquiri uma Cortex M3 que estou aguardando chegar. Trata-se de uma board ARM de 32bits, sobre a qual deverei escrever alguns posts. Para essa board também há um porte do SDK originalmente desenvolvido para o Arduino, fornecendo diversas bibliotecas e a possibilidade de uso de shields do UNO.
A board é uma como LeadLabs Maple, com tutorial de inicialização e download da IDE a partir desse link.

Esta é a primeira vez que estou comprando no site que vou referenciar e ainda não tenho parâmetros sobre a confiabilidade, mas se quiser arriscar também, a board é xxxx (link quebrado), do site ProjetoArduino.

Assim que chegar, iniciaremos as brincadeiras. Com essa, agora você já tem uma opção à ARM citada no post anterior. Escolha suas ferramentas e até alguns dias!

Atualizando o artigo…

E passaram-se alguns anos (muitos, na verdade) desde que esse artigo foi escrito. Nessa época nem tinha ainda ESP8266, mas no final das contas as MCUs ARM são realmente incríveis. A Cortex M3 que costumo utilizar nos dias atuais é a BluePill, da qual escrevi uma série de artigos usando o Nuttx como RTOS:

Além de alguns outros, como o uso do firmware Black Magic Probe para transformar a STM32F103 em um JTAG.

Na época (atual para essa atualização) desse último artigo citado, surgiu também a Raspberry Pi Pico, da qual venho escrevendo uma série de artigos e vídeos.

Então, fico feliz em dizer que sim, foi uma sugestão acertada do Marcelo e me dei bem em seguir a sugestão. Repasso a recomendação e sugiro fortemente a Raspberry Pi Pico, disponível na Robocore através desse link.