1 de dezembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Edição de vídeo com Da Vinci Resolve

Edição de vídeo com Da Vinci Resolve

Quem acompanha o canal DobitaobyteBrasil no Youtube sabe que a qualidade dos vídeos subiu exponencialmente. Está ótimo? – Não, sempre, sempre, sempre dá pra melhorar. Mas vamos lá; os vídeos tem diversos tipos de VFX, SFX, color grading, tratamento de som etc. Meu espaço de filmagem tem 30×40 cm aproximadamente, o que me dá mais trabalho ainda pra filmar e não parecer o mesmo vídeo do anterior. Mas por que resolvi escrever sobre edição de vídeo com Da Vinci Resolve? Não é muita ousadia? – Não, porque não quero ser tutor de ninguém. Na verdade, não consigo editar vídeos com a frequência que gostaria, ainda mais pelo tempo que meu atual trabalho consome. Por essa razão resolvi “documentar” todos os truques, macetes e técnicas que aprendi ao longo de 2021 para não esquecer como se faz, já que uso pouco. Mas não vou ficar com o mérito, citarei as fontes onde aprendi.

Por que Da Vinci Resolve?

Grandes profissionais (como o Gaveta, da Gaveta Filmes) tem migrado para o Da Vinci Resolve por diversos motivos, mas parece que os recursos de interação com cores é o mais atrativo. No meu caso em específico, o Da Vinci Resolve foi uma recomendação do canal Arduino Brasil. Não esperava que o programa fosse tudo o que é; um universo de recursos! E como uso Linux, deveria mandatoriamente rodar em Linux – mas estou adquirindo um Mac M1 Mini para fazer as edições e, apesar da versão gratuita ter atendido em tudo até agora, pretendo comprar uma licença para usar outros recursos insanos que só o Da Vinci Resolve tem.

O que é necessário para gravar vídeos para o youtube?

Microfone

Edição de vídeo com Da Vinci Resolve

No Youtube Academy você encontrará os vídeos tutoriais que explicarão essa parte. O mais importante de tudo é o microfone; a imagem pode até ser meio ruim, mas se o áudio estiver ruim, o vídeo tem alta taxa de rejeição. Por isso estou usando um microfone condensador USB BM800. Ele é barato e realmente satisfatório, mas se puder comprar um melhor, compre. Claro que não basta ligar o microfone e usar, se quer realmente qualidade. Usando o OBS Studio com alguns filtros, sua gravação fica incrivelmente melhor, e vou mostrar isso também, porém minha indicação será o canal do Daniel, que é especialista em tuning, OBS Studio e áudio. Em cada artigo referenciarei alguém, fique tranquilo.

Câmera para edição de vídeo com Da Vinci Resolve

Edição de vídeo com Da Vinci Resolve

Existem câmeras para todos os gostos e bolsos. Mas vamos lá; já teve filme com cenas importantes gravadas com iPhone em uma época que as câmeras dos smartphones nem eram tão boas assim. Com exceção do vídeo sobre o Hybrid Servo Drive HBS860, todos os vídeos de 2021 foram gravador com um Samsung Galaxy S7. Se puder investir em um smartphone melhor, faça-o, mas parte da qualidade virá da edição. Como decidi melhorar ainda mais os vídeos, optei por adquirir um Galaxy S21 Ultra. Não é ostentação, até porque sou livre de vaidades. De fato amo tecnologia, mas considerei demais os recursos de câmera do Galaxy S21 Ultra. E não é só isso, mas demonstrarei nos respectivos vídeos e artigos sobre o tema.

Computador para edição de vídeo com Da Vinci Resolve

Edição de vídeo com Da Vinci Resolve

O computador tem requisito sim. No caso, estou utilizando um laptop gamer Dell, que possui uma placa GTX 1050 TI. É bastante satisfatória, mas quanto melhor a placa, melhor a edição, por diversos motivos que vou expor ao longo dos artigos relacionados.

Ainda esse ano devo começar a editar com um Mac M1 Mini, que também é um computador acessível e o desempenho dele é insano! Tem melhores? – Sim, até onde seu bolso aguentar.

Acessórios para edição de vídeo

Tem coisas que são importantes e algumas até fundamentais. Perdi meus kits de iluminação e ainda não adquiri outros, mas farei isso em breve. Estou quebrando o galho com umas lâmpadas RGB e uma ambar, que aparecem em alguns vídeos.

Um tripé de mesa para mostrar as placas também é bom, mas melhor é um tripé grande para não chacoalhar a câmera na mesa.

Outra coisa que adquiri recentemente e que tenho muito prazer em tê-lo feito é um gimball. Dá pra fazer cenas incríveis com um gimball e vou mostrar algumas técnicas que aprendi com outro cara muito bom em filmagens e também farei referência ao canal dele. Porém, tirando o Daniel, os demais são vídeos em inglês.

Softwares auxiliares para edição de vídeo

Uma coisa que aprendi com o Gaveta é que o youtube é um lugar livre e ser tosco pode ser um estilo. Alguns efeitos visuais que programas tradicionais não oferecem ou que exigem conhecimento avançado e tempo para produzir, podem ser alcançados mais facilmente com apps para Android. Até adquiri licença de um deles. Falarei desses softwares no momento certo.

Também podemos precisar de softwares auxiliares no computador para, por exemplo, editar uma imagem a ser usada na edição, recortar vídeos, extrair som para usar na edição, converter formato de vídeos, etc. Um dos softwares que uso amplamente no Linux e faço pré-conversão de formato é o ffmpeg, do qual já escrevi importantes artigos como:

Substituir áudio de um vídeo com ffmpeg

Conversão de vídeo com Python e ffmpeg

Como fazer cut com ffmpeg

Como converter vídeo para o Da Vinci Resolve

Ferramentas para um bom screencast

E tem outros, só passear pelos artigos no blog.

Edição de vídeo com Da Vinci Resolve no Linux

Tem algumas diferenças em relação ao sistema operacional. Ainda que utilizando Mac, farei as devidas citações quanto ao Linux, que necessita de alguns contornos para pode fazer a importação de vídeos. Então, se você usa Linux ou Mac, minhas “anotações” cairão como uma luva. Se usa Windows, o mesmo procedimento do Mac deve servir.

Motivação para acompanhar os artigos e vídeos

Um dos vídeos mais visualizados é um dos mais horríveis em termos de áudio e vídeo.

Controle remoto universal infravermelho com Arduino

Dos vídeos legais, esse é um que ainda não fazia color grading, mas estava me aplicando a VFX:
Controle de lâmpadas com Arduino

Aqui tem mais um que acho interessante:

Heltec Wireless Stick ou TTGO Pax Counter?

Já com color grading (nada tão avançado) tem esse:

Comprar Raspberry Pi 400 ou computador usado?

Um vídeo que me agrada bastante é o do roteador Archer C6 para IoT

Enfim, em montes de vídeos usei montes de recursos diferentes – e com um Mac, vou conseguir elaborar mais ainda. Só que esse tema vou tratar no canal Da 20 Resolve, que acabei de criar. Inscreva-se lá e aproveite pra ver uma edição de aniversário que fiz para um amigo da equipe de trabalho. Ele gosta de Toddynho, então animei o Toddynho no celular, depois levei o vídeo para o Da Vinci Resolve e usei apenas a parte animada. Se assistir no celular vai achar bastante agradável a visualização. Já no computador não é tão bom, mas foi feito pra ser visto no celular. Esse tipo de composição também vou mostrar como fazer, inscreva-se no canal Da 20 Resolve para acompanhar!