Arduino

Display OLED RGB 240×240 ST7789

Isso mesmo que você leu; um display OLED RGB 240×240 para utilizar com Arduino, ESP8266, ESP32, Raspberry etc. Se já não bastasse o tamanho, ainda por cima é RGB. E certamente é por essa razão que o barramento e SPI, considerando a necessidade de velocidade na transmissão da enormidade de dados para imprimir na tela.

Se ainda não viu, aproveite para dar uma olhada nesse artigo onde traço gráfico de linha no display OLED 128×64.

Display OLED RGB 240×240

Na imagem de destaque pode-se notar o quão representativo é seu tamanho em relação aos demais, o de 128×32 e o 128×64. Todos eles cumprem bem o papel de exibir informações diversas, mas nesse display OLED RGB 240×240, meu caro, dá pra fazer loucuras!

display oled rgb 240x240 - st7789

Precisarei escrever pelo menos 3 artigos relacionados para mostrar algumas das possibilidades, mas tenho convicção de que você ja deve estar pensando em aplicações para ele. E sua configuração é extremamente simples.

Configurar o display OLED RGB 240×240 no Arduino

Precisaremos instalar 2 bibliotecas e clonar uma terceira. Basicamente, pelo gerenciador de bibliotecas do Arduino, instale a biblioteca Adafruit_GFX e a biblioteca ST7789. Após, entre no diretório de bibliotecas do Arduino e utilizando o programa git, clone o repositório:

Wiring

Agora, faça o wiring da seguinte maneira:

Código de exemplo

O código de exemplo contém diversas características que prenderá sua atenção. Apenas modifiquei a linha da definição dos pinos porque esse display não tem o pino CS e tem um pino DC (que são coisas diferentes):

Com isso, já deve ser possível ver a apresentação.

A representação de cores  é feita em 2 bytes ou, 16 bits de resolução. Por conta disso, qualquer valor entre 0x00000xFFFF deve ser válida, mas se quiser utilizar predefinições, tem uma relação de nomes de cores bastante satisfatória:

Essas definições encontrei na biblioteca TFT_eSPI, é só usar os nomes dentro de uma função qualquer que necessite de uma cor.

Onde comprar ?

Esse display OLED é do nosso parceiro UsinaInfo, que pode ser adquirido através desse link. A maior certeza que você pode ter é que não vai se arrepender da aquisição e, estou preparando uma surpresa para um próximo artigo, acompanhe!

Vídeo

Vou fazer o vídeo de apresentação do display para mostrá-lo em funcionamento, é só conferir em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Se não é inscrito ainda, inscreva-se, clique no sininho para receber notificações e vá deixando seu like, valeu?

 

One comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: