12 de abril de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Desafio maker 02: Blink sem condicionais

programador back-end | Incrementar um valor | IoT | Pausar processamento | desafio maker | ordenar um array | caixa dagua | blink sem condicionais

No desafio maker 01 vimos como definir um estado sem precisar avaliar nada, sem usar condicionais. Se não leu o desafio, comece por ele para ver se experimentar. Vamos ao desafio: Blink sem condicionais.

O desafio

No Desafio maker 02 teremos que fazer blink sem condicionais, nem decremento, nem boolean, nem inversão de estado (!=) para fazer o blink.

O blink deve ocorrer com um intervalo de 1 segundo.

Desafio maker 02: Dicas

A menor unidade com a qual estamos habituados no Arduino é o byte, que tem uma definição de tipo inclusive, mas que na verdade é um unsigned char, indo de 0 à 255.

Quando colocamos um pino em DOWN, ele é 0; em HIGH, ele é 1. Como podemos manipular um bit sem usar bitwise?

Se não sabe, aqui no blog tem um artigo de dicas de C/C++ para embarcados, no qual você pode encontrar essa informação. Tá fácil agora, hum?

A proposta é que a função loop fique com apenas 2 linhas dentro dela. Em setup(), apenas a configuração do pino (utilizando pinMode). Globalmente, “talvez” precise de alguma coisa. Será? Não será? Será que sêsse?

Blink sem condicionais

Esse Desafio maker 02 é um oferecimento MASUGUX, nosso parceiro de muitos anos, que atualmente está procurando se afastar do ML devido aos custos abusivos de taxas. Isso significa também que o preço está melhor, vale a pena conferir.

Como solicitado, deixarei um tempo maior para a resolução do desafio, já que durante a semana fica complicado para a maioria. Então, vou tentar dar o intervalo de pelo menos 3 dias entre o desafio e a resposta, tentando o desafio sempre às sextas-feiras e a resposta do desafio nas segundas-feiras.

A resposta nem sempre terá uma única saída, mas procuro apertar ao máximo para induzir o caminho, para assim poder discorrer sobre o recurso empregado. Espero que esteja gostando da brincadeira.

Se desejar postar seu resultado, acesse a página Do bit Ao Byte no Facebook e publique sua resposta, usando Ctrl+J para colar o código ou então use o pastebin e cole o link.

Até o próximo desafio!