Desafio maker 01: Caixa d’água

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Desafio maker 01

Desafio maker 01: Imagine que temos uma caixa d’água com 4 boias; uma em 25%, uma em 50%, uma em 75% e uma em 100% do nível de água. Assim, temos os seguintes estados possíveis para exibir na serial:

  • abaixo de 25%: “Vazio” (pode não estar, mas considere)
  • a partir de 25%: “25%”
  • a partir de 50%, mas a boia de 25% falhou: “50% (sensor 1 off)”
  • a partir de 50%, com ambos os sensores acionados: “50%”
  • a partir de 75%, mas a boia de 25% e a de 50% falharam: “75% (sensor 1 e 2 off)”
  • a partir de 75%, mas o sensor 2 falhou: “75% (sensor 2 off)”
  • a partir de 75%, mas o sensor 1 falhou: “75% (sensor 1 off)”
  • a partir de 75%, com as boias 1 e 2 em HIGH também: “75%”
  • 100%, mas a boia 1, 2 e 3 falharam (ou a boia de 100% está em curto): “100% (sensor 1,2,3 off)”
  • 100% mas a boia 2 e 3 falharam: “100% (sensor 2 e 3 off)”
  • 100% mas a boia 1 e 3 falharam: “100% (sensor 1 e 3 off)”
  • 100% mas a boia 3 falhou: “100% (sensor 3 off)”
  • 100% mas boia 1 e 2 falharam: “100% (sensor 1 e 2 off)”
  • 100% mas boia 2 falhou: “100% (sensor 2 off)”
  • 100% mas sensor 1 falhou: “100% (sensor 1 off)”
  • 100% com as 4 boias em HIGH: “100%”

O desafio

O desafio é exibir essas mensagens na serial conforme essas condições. Mas, não pode usar condicionais (if-else) nem operador ternário ( x = x > 0 ? 1 : 0). A mensagem deve ser impressa na serial a cada 5 segundos, conforme o estado que se encontrar, seja qual for dos 16. Pronto para o desafio?

Dicas para o desafio

As mensagens precisam ser definidas previamente. Suas posições devem ser fixas, na ordem que se encontra acima. Os estados devem ser lidos no loop, seguido por um delay(5000) após a exibição da mensagem.

Use 4 pinos digitais e faça a simulação em uma protoboard, mudando os estados dos pinos com VCC.

A resposta não está em um artigo sobre nível com boia, como esse, mas o tipo de boia imaginado é o mesmo e serve como referência visual.

Se pretende comprar esse tipo de boia, recomendo a  Autocore, que permitiu o artigo supracitado e esse primeiro desafio da série. O link para a boia é esse.

Sobre o desafio maker 01: Caixa d’água

Fui dormir e me ocorreu uma forma de criar uma diversão extra para os fins de semana de quem está treinando. Esse desafio está um pouco puxado no requisito, mas é fácil implementar, mas quis começar com ele porque posso discorrer a respeito de uns conceitos interessantes e será muito instrutivo, presumo.

Já tenho outros dois desafios, mas vou fazer assim: Um dia publico o desafio, em outro dia publico a solução. Mas leia o desafio relacionado primeiro, ainda que queira ler apenas a resposta, para saber pelo menos de que se trata.

Se eu notar uma boa recepção por parte dos makers, dou continuidade à série. Boa diversão!