12 de abril de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Curso de Raspberry Pi grátis

Diagnóstico de rede no Raspberry | Servidor DNS com DNSMasq | Boot do Raspberry pela rede | Raspberry Pi sem vídeo | curso de raspberry | aumentar a vida útil do micro SD

Há algum tempo publiquei meu curso de Raspberry Pi na Udemy, mas as coisas por lá mudaram, além de que a fatia deles levava quase o bolo todo. Quem pagou pelo curso teve acesso antecipado às informações que agora distribuo em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Foi um bom período até que eu liberasse o conteúdo, mas ainda tudo se aplica.

Também gostaria de salientar que nesse menu tem muito conteúdo exclusivamente sobre Raspberry.

Criei uma playlist chamada “Curso de Raspberry”, que inclui um vídeo de introdução e 15 aulas, as quais serão publicadas uma a cada dia da semana, durante 3 semanas. Hoje estreia o vídeo de introdução e a primeira aula, que começa engatinhando na instalação do sistema no cartão, tanto a partir do Windows quanto a partir do Linux.

O conteúdo é exposto de forma gradativa, aumentando a complexidade de forma que você deve conseguir partir do zero se ainda não é usuário de Raspberry, passando posteriormente por interação com os GPIO através de shell, shellscript, Python e C. Nos vídeos são apresentadas interações com botão, módulo relé, criação de serviço, expansor de IO, bitwise (deslocamento de bits), configuração do WiFi e ethernet por linha de comando e diversas outras coisas.

Dos vídeos, alguns são curtos, mas a maioria tem em média 15 minutos.

Só quero deixar nota de que existem diversos caminhos para se fazer uma mesma tarefa, e procurei ser o mais sucinto possível para não adicionar complexidade desnecessária para quem está começando. Dito isso, comentários maldosos serão excluídos e o autor será odiado para sempre. Mas apenas por hobby.

Espero que surjam perguntas, mas não prometo responder todas, seja por falta de tempo, falta de paciência ou pela extensão que tomaria a resposta.

Por fim, gostaria de pedir encarecidamente que deixe seu like nos vídeos para ajudar a promover o conteúdo, e se não é inscrito ainda, inscreva-se no canal e clique no sininho para receber notificações. Como os leitores do blog são muito presentes, gostaria de pedir também que se possível, compartilhem esse conteúdo.

Nos vemos!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade