31 de julho de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Controle remoto universal inteligente

controle remoto universal

Vimos em artigos anteriores como configurar lâmpadas inteligentes, também vimos a tomada inteligente (smart plug), o Echo Dot 4a geração, Alexa com ESP32 usando a AFSmartHome e agora veremos como adicionar um controle remoto universal inteligente (smart controller). Com isso, restará algo que não controlamos em uma casa?

Lâmpadas e controle remoto

Ambos os dispositivos são de um mesmo comércio, que oferece amplo suporte para instalação. Ainda assim, vou adiantar os procedimentos aqui para ver como é simples o processo, para que você possa adquiri-los sem medo.

A Empresa é a Minha Casa Inteligente, com esse link direto para a lâmpada inteligente, esse outro para o esse controle e, caso seja necessário o uso de alguma lâmpada específica, tem também o soquete inteligente para lâmpadas comuns. Aliás, a Minha Casa Inteligente exagerou deliciosamente nos produtos relacionados à smart home. Confira a lista de dispositivos deles.

Instalação dos dispositivos inteligentes

Como citei em outro artigo e também no vídeo sobre as lâmpadas e tomada inteligente, a melhor opção para esses dispositivos é utilizar o aplicativo Smart Life, disponível no Google Play e na Apple Store. Nos artigos anteriores descrevi a instalação de cada um, agora vamos focar no controle remoto universal.

Na caixa do controle remoto universal vem o manual de instruções, bastante sucinto. Basicamente:

  • Instale o Smart Life no smartphone.
  • Esteja conectado à rede WiFi.
  • Abra a página “My Home” (que é o primeiro ícone do canto inferior esquerdo), então clique no botão “+” no canto superior direito.
  • Vá até a última categoria do lado esquerdo.
controle remoto universal
  • Selecione “Controle Remoto”.
  • Mantenha pressionado por 5 segundos o botão RESET, até que o indicador de rede comece a piscar.
  • Siga as indicações do aplicativo.

O dispositivo se encontrará posteriormente na lista “My Family”.

O botão de reset está na parte de baixo do dispositivo próximo à entrada do corpo do cabo USB, do lado direito.

Após instalar o aplicativo Smart Life, deve-se criar uma conta nele, com código de verificação enviado por email. Depois, conecte-o à conta da Amazon para poder utilizá-lo com a Alexa.

Se não for seu primeiro dispositivo conectado ao Smart Life, é mais fácil ainda. Depois que o controle remoto universal inteligente estiver configurado, adicione um dispositivo a ser controlado. Eu incluí minha TV Samsung. Foi fácil e indolor, no vídeo mostro a configuração guiada.

Me resta automatizar a cadeira, já que não preciso mais levantar pra nada.

Vídeo

O vídeo estará disponível em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Se não é inscrito, inscreva-se e clique no sininho para receber notificação. Logo que terminar a edição, publico o vídeo.