Conhece a caneta 3D com filamento PLA ou ABS?

Pois é, pessoal. Não é uma novidade tão recente, mas ainda não se tornou tão popular quanto talvez merecesse. A caneta 3D tem diversos propósitos diferentes, indo de lazer à ferramenta de prototipagem, e é sobre ela que discorro nesse artigo.

Caneta 3D para lazer

Essa caneta é realmente incrível. Simples de usar e com alguns cuidados, de longa durabilidade. Com ela podemos fazer modelos 3D elaborados (quanto menores, mais baixa a resolução) e com qualidade verdadeiramente artística. No canal Pracy in Wonderland no Youtube tem alguns trabalhos artísticos, para quem tem interesse nessa área. Nesse vídeo nota-se o uso de uma técnica de projeção para compor um elemento 3D – no caso, ela fez um minion.

Caneta 3D para makers

Bom, é aqui que interessará à maioria dos leitores desse blog, presumo.

Com essa caneta, podemos também fazer bumpers e cases para nossas placas; suportes para câmeras e sensores, acoplamento para atuadores. Já adianto que um dos projetos que pretendo desenvolver com ela é a “caixa inútil”. Não a caixa toda, mas o boneco. Podemos fazer vestíveis que comportem placas com ATtiny, acoplamento para LEDs, luminárias, o objeto impossível (como o dessa luminária que fiz em acrílico) e protótipos diversos. Uma belezinha!

Características da caneta 3D

Essa caneta 3D é leve, confortável na mão e muito simples de utilizar. Ela trabalha com PLA (vem um pequeno conjunto junto com a caneta para começar a brincadeira) e também com ABS. Trabalha com uma fonte (que acompanha o produto) de 5V@2A, ou seja, pífios 10W/h de consumo, não representando nada na conta de luz, de modo que pode ser um brinquedo para se usar dia e noite.

Atende todos os públicos, indo de crianças a partir de 8 anos a vovós que queiram fazer um “tricô tecnológico”, passando obviamente pelas mentes criativas da arte e da tecnologia.

O manual tem algumas poucas páginas, escrito em Russo – razão pela qual resolvi traduzir com o auxílio do Google Translator do smartphone, que usa realidade aumentada para fazer a tradução. Muito provavelmente esse artigo será a melhor referência que você terá do manual.

Essa é uma caneta barata, com controle de temperatura e escolha de material, possuindo também um botão de controle de fluxo – bastante auxiliador para quem está iniciando. Acredito que essa seja a mais adequada, já que podemos usar material disponível no mercado nacional e assim não nos tornamos reféns de importação. A Magir Fast Shopping tem tudo isso, para maior comodidade.

Uma coisa legal dessa caneta é a liberdade de desenhar no ar, mas será necessário gastar um pouco de material para treinar a técnica. O mais comum é fazer uma projeção ortogonal e desenhar as partes em planos 2D. Depois, com a própria caneta, soldar as partes.

Características técnicas e manual da caneta 3D em português

Como citado anteriormente, a alimentação é feita através de uma fonte DC 5V@2A, não oferecendo risco de choque e de baixíssimo consumo.

A tradução do manual tem toda a confiança entregue ao app da Google, uma vez que “Suhanko” é húngaro, não russo.

Apenas para ter uma ideia, o manual está assim:

caneta 3d - disposição

Na parte superior está o encaixe da fonte e o orifício de carregamento do ABS ou PLA. Utilizarei ABS apenas e, nesse caso, a temperatura de trabalho deve ser de 225 a 235 graus, exibidos no painel, que deve constar a sigla ABS. Verifique essa informação antes de aquecer a caneta.

Na lateral voltada para o polegar encontram-se dois botões para avanço e recuo do filamento.

caneta 3d - tracionador

O indicador On/Warm-up é o display.

A cabeça é substituível, travada por encaixes laterais.

caneta 3d - warning

Esse é o aviso recomendando o uso por crianças acompanhadas dos pais. Acho que maiores de 8 anos se queimam tanto quanto menores e tanto quanto adultos. Vai de cada um.

O manual tem a parte comercial, apresentando suas aplicações, dispensando transcrição.

caneta 3d - manual traduzido

A parte de funções terei que transcrever devido à divisão em duas imagens:

Funções:

  • Alimentação de plástico em 2 direções.
  • Velocidade de alimentação do filamento ajustável.
  • Controle automático de temperatura e aquecimento do material.
  • Desligamento automático após 3 minutos em stand-by.

O mesmo para as instruções de uso:

Instruções de uso:

Conecte a fonte de alimentação. O LED amarelo aceso indica que o equipamento está pronto para operação.

Nos botões de controle, selecione o tipo de material de trabalho. Os modos disponíveis são PLA e ABS.

O uso do material com temperatura inadequada pode causar entupimento e/ou atolamento do material, podendo ser necessário a ajuda de um especialista para sua remoção.

Por padrão, o LCD está definido no modo PLA. Se você estiver usando ABS, clique no botão inferior uma vez e o modo ABS será definido.

Para trabalhar, pressione o botão de alimentação de filamento. Se a luz vermelha estiver acesa, significa que o aquecimento está em progresso (a temperatura é exibida no visor). Assim que o verde estiver aceso (algo em torno de 1 minuto) a caneta 3D estará pronta para uso.

Insira o filamento no orifício de carregamento. Uma pressão prolongada no botão de carregamento ativará o motor de tracionamento e o filamento será puxado para dentro. Mantenha o botão de tracionamento apertado até escutar a variação de som pela tensão do material e então o surgimento na ponta extrusora. Recomenda-se reduzir a taxa de alimentação [incompreensível, mas parece…] para estabilização da temperatura de trabalho, evitando sobrecarga no sistema mecânico.

 

Depois tem umas considerações sobre a variação de velocidade de ejeção de material conforme os aditivos que dão as cores, variando seu ponto de fusão. É a mesma coisa para corte laser, onde a potência e velocidade variam conforme os pigmentos que compõem o material.

Uma consideração é que o material pode “pipocar” se a temperatura estiver muito alta. Baixe-a, nesse caso, mantendo sempre a recomendação entre 225 e 235 graus.

A operação é simples, as recomendações são apenas essas, e a durabilidade da caneta é excelente, considerando o relato de um proprietário que a usa intensamente há quase 2 anos.

Onde comprar caneta 3D?

Essa caneta 3D e filamento ABS você encontrará na Magir Fast Shopping, através desse link. Eles são fornecedores, têm uma vastidão de materiais e caneta 3D. Essa imagem é só da prateleira de ABS:

caneta 3d - abs

Recomendo que assista alguns vídeos para ver as possibilidades, vale muito a aquisição. Em breve gravarei os primeiros vídeos em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube e farei novos artigos relacionados com os resultados e as evoluções das técnicas.

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.