Comumente necessito fazer conexões seriais, seja para configurar equipamentos de rede ou conectar com dispositos microntrolados. Até algumas boards com Linux embedded como por exemplo a Carambola (desse link e desse artigo) necessitam da comunicação serial. Então, não acredito que esse meio de comunicação caia em desuso tão cedo, ainda mais dado o fato de que a comunicação serial pode suceder através da porta USB (utilizando o módulo usbserial).
Recentemente necessitei fazer uma bridge para um dispositivo que não conversa ethernet, mas cujo dados necessitariam ser enviados a um servidor remoto. Inicialmente pensei em escrever essa comunicação serial em Python, mas a interface não seria fluida como é no Qt e de alguma forma geraria um gargalo no desenvolvimento de uma interface tão simples.
Já conhecia 2 projetos de comunicação serial que não eram adequados para o projeto; o QSerialport e o QExtSerialPort, mas na esperança de achar algo melhor, fiz muita pesquisa no google e…
QtSerialPort
Finalmente o pessoal de Qt deu a devida importância à comunicação serial! Entrará nativamente no Qt5 o QtSerialPort (referência), de forma que bastará seu include para começar a utilizá-lo. Mas se pretende fazê-lo desde agora, faça como eu; baixe-o daqui, rode o qmake, make e make install nele e passe a utilizá-lo fazendo include QtSerialPort!
Dentro do pacote tem o diretório de exemplos, do qual utilizei o terminal e passei a implementar novas classes ai, ou seja, ainda por cima tive esse bônus no desenvolvimento da bridge.
Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.
Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.
Prefere twitter? @DobitAoByte.
Próximo post a caminho!
Artigos relacionados
Stone HMI – Adeus, Nextion!
Expansor de IO PCF8575 e bitwise
Factory defaults na RPi Pico