Como trocar a imagem de login do Ubuntu 20.10?

Às vezes dá vontade de fazer coisas bobas. Já há muitos anos que não mexo em tema, gerenciador de boot e afins, pois não ligo para personalização, mas como estou constantemente olhando para a tela do computador e não saiu nada de novo nesses últimos anos, optei por mexer na aparência do sistema, ainda mais depois de ver o LinuxFX. Mas vou confessar que trocar a imagem de login do Ubuntu não é mais uma tarefa simples. Vejamos.

Como colocar o tema do Windows 10 no Linux?

O tema é fácil. Pegue-o aqui, assim como os ícones. O procedimento é basicamente uma descompressão e escolha no gnome-tweaks.

E como trocar a imagem de login do Ubuntu?

Antes o Linux era muito bom. Não precisava de tutorial pra personalizar o sistema, mas assim como c4g4r4m no SystemV, na estrutura de diretórios, no gerenciador de boot e outros mais, também o fizeram no gerenciador de sessão – no caso, o GDM3. Mas depois de muita pesquisa acabei achando um procedimento funcional, simples e rápido. Vamos a ele:

wget -qO - https://github.com/PRATAP-KUMAR/focalgdm3/archive/TrailRun.tar.gz | tar zx --strip-components=1 focalgdm3-TrailRun/focalgdm3

Depois de baixado, basta executá-lo como root:

sudo ./focalgdm3 /caminho/absoluto/do/arquivo/de/imagem

Também dá pra mudar a cor de background. O cara que definiu esse roxo escroto como padrão deve ser daltônico. Se não for, haja mal gosto.

sudo ./focalgdm3 \#2e3F43

Coloquei qualquer cor no exemplo, nem sei em quê resultaria, mas basta trocar o hexa por uma cor interessante. (Resposta do revisor: é um ciano acinzentado escuro)

Pra não ficar só esse pouquinho de informação, vou deixar a dica do dconf-editor (que deve ser usado com cautela). É basicamente um editor de configurações, mas tem coisas que se errar pode dar um problema sério.

imagem de login do Ubuntu

No link citado ao início do artigo você encontra também temas para o grub, mas nesse eu evitei mexer para não me aborrecer recuperando gerenciador de boot. Prefiro dedicar tempo a artigos de embarcados.

A imagem de destaque é da minha área de trabalho. Isso é o mais perto que consigo chegar de Windows, então há pouco a criticar.

Até a próxima!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.