Às vezes dá vontade de fazer coisas bobas. Já há muitos anos que não mexo em tema, gerenciador de boot e afins, pois não ligo para personalização, mas como estou constantemente olhando para a tela do computador e não saiu nada de novo nesses últimos anos, optei por mexer na aparência do sistema, ainda mais depois de ver o LinuxFX. Mas vou confessar que trocar a imagem de login do Ubuntu não é mais uma tarefa simples. Vejamos.
Como colocar o tema do Windows 10 no Linux?
O tema é fácil. Pegue-o aqui, assim como os ícones. O procedimento é basicamente uma descompressão e escolha no gnome-tweaks.
E como trocar a imagem de login do Ubuntu?
Antes o Linux era muito bom. Não precisava de tutorial pra personalizar o sistema, mas assim como c4g4r4m no SystemV, na estrutura de diretórios, no gerenciador de boot e outros mais, também o fizeram no gerenciador de sessão – no caso, o GDM3. Mas depois de muita pesquisa acabei achando um procedimento funcional, simples e rápido. Vamos a ele:
wget -qO - https://github.com/PRATAP-KUMAR/focalgdm3/archive/TrailRun.tar.gz | tar zx --strip-components=1 focalgdm3-TrailRun/focalgdm3
Depois de baixado, basta executá-lo como root:
sudo ./focalgdm3 /caminho/absoluto/do/arquivo/de/imagem
Também dá pra mudar a cor de background. O cara que definiu esse roxo escroto como padrão deve ser daltônico. Se não for, haja mal gosto.
sudo ./focalgdm3 \#2e3F43
Coloquei qualquer cor no exemplo, nem sei em quê resultaria, mas basta trocar o hexa por uma cor interessante. (Resposta do revisor: é um ciano acinzentado escuro)
Pra não ficar só esse pouquinho de informação, vou deixar a dica do dconf-editor (que deve ser usado com cautela). É basicamente um editor de configurações, mas tem coisas que se errar pode dar um problema sério.
No link citado ao início do artigo você encontra também temas para o grub, mas nesse eu evitei mexer para não me aborrecer recuperando gerenciador de boot. Prefiro dedicar tempo a artigos de embarcados.
A imagem de destaque é da minha área de trabalho. Isso é o mais perto que consigo chegar de Windows, então há pouco a criticar.
Até a próxima!
Revisão: Ricardo Amaral de Andrade
Artigos relacionados
Sistema de arquivos Linux no Windows
Como instalar fontes ttf e otf no Linux
Streaming com a Canon Rebel T7+ no Linux