27 de outubro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Como renomear a interface de rede no Ubuntu (16, 18 e 20)?

servidor DHCP | renomear a interface de rede | nativamente remotamente | cedillha tutorial mod_rewrite | heartbeat ou ucarp | compilar o kernel

Se está incomodado com o nome ridículo da interface preditiva (que não tem nada de intuitivo), tem um jeito simples de resolver. Já escrevi outro artigo a respeito citando outro procedimento, mas essa é a maneira mais rápida de renomear a interface de rede, desabilitando o modo preditivo. E a cada nova versão o Ubuntu faz questão de inventar uma nova m3rd4 pra complicar ainda mais, então vou descrever um outro procedimento também para o Ubuntu 20.04. Execute ambos, se desejar ou se necessário for.

Desabilitar o modo preditivo das interfaces de rede

Esse será um dos artigos mais curtos, mas não posso deixar de escrever a respeito para que fique como referência para quando for necessário repetir o processo.

Edite o arquivo /etc/default/grub com seu editor preferido e como root:

sudo nano /etc/default/grub

E adicione a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX="net.ifnames=0 biosdevname=0"

E execute o comando:

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg && sudo update-grub

Reinicie a mer… digo, o Ubuntu após esse procedimento e veja se já resolveu.

No cUbuntu 20.04 já não foi mais efetivo esse método, então tem uma outra maneira, que é jogar uma regra de udev “no limbo” para a interface de rede:

sudo ln -s /dev/null /etc/udev/rules.d/80-net-setup-link.rules

Funcionou para a interface WiFi, mas a ethernet continuou com o nome escroto. Então adicionei mais uma regra, específica para a interface eth0:

vi /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rule

Adicione o seguinte conteúdo, substituindo o endereço MAC da interface (que pode ser obtido através do comando ip addr show ou, se tiver o pacote net-tools instalado, com o tradicional comando ifconfig):

# PCI device 0x10ec:0x8168 (r8169)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="50:9a:4c:b3:fa:7e", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

Nada resolveu ainda? Mais um procedimento ent

 

Só para salientar, o GRUB_CMDLINE_LINUX (citado mais acima) fica assim:

renomear a interface de rede

Aqui uso o editor vi, (não recomendado para iniciantes) por isso a aparência será diferente do editado com o editor nano. Para salvar e sair do nano, use Ctrl+X e confirme com S ou Y, então pressione Enter.

Feito isso, reinicie o sistema e lá estarão suas interfaces. Como aqui tenho algumas coisas extras, o número de interfaces é um pouco maior, mas entre elas estão a eth0 e a wlan0.

interface renomeada

É, acabou. Renomear a interface de rede é algo simples mesmo, mas não é explícito.

A interface preditiva é uma porcaria (em minha opinião, claro), mas tem algum sentido, só que é de passar raiva. Se tiver curiosidade, pode dar uma olhada nesse link sobre interface preditiva.

Esse print é do Ubuntu 20.10, como pode ser visto:

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade