Como renomear a interface de rede no Ubuntu?

Se está incomodado com o nome ridículo da interface preditiva (que não tem nada de intuitivo), tem um jeito simples de resolver. Já escrevi outro artigo a respeito citando outro procedimento, mas essa é a maneira mais rápida de renomear a interface de rede, desabilitando o modo preditivo.

Desabilitar o modo preditivo das interfaces de rede

Esse será um dos artigos mais curtos, mas não posso deixar de escrever a respeito para que fique como referência para quando for necessário repetir o processo.

Edite o arquivo /etc/default/grub com seu editor preferido e como root:

sudo nano /etc/default/grub

E adicione a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX="net.ifnames=0 biosdevname=0"

Isso deve ser colocado na seção inicial do arquivo. O meu ficou dessa maneira:

renomear a interface de rede

Aqui uso o editor vi, (não recomendado para iniciantes) por isso a aparência será diferente do editado com o editor nano. Para salvar e sair do nano, use Ctrl+X e confirme com S ou Y, então pressione Enter.

Feito isso, reinicie o sistema e lá estarão suas interfaces. Como aqui tenho algumas coisas extras, o número de interfaces é um pouco maior, mas entre elas estão a eth0 e a wlan0.

interface renomeada

É, acabou. Renomear a interface de rede é algo simples mesmo, mas não é explícito.

A interface preditiva é uma porcaria (em minha opinião, claro), mas tem algum sentido, só que é de passar raiva. Se tiver curiosidade, pode dar uma olhada nesse link sobre interface preditiva.

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Djames Suhanko

Sobre o autor: Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.