ESP32

Como monitorar a câmera da TTGO T-Camera

No artigo anterior disponibilizei um código para fazer streaming da câmera ou pegar apenas uma amostra JPG. Claro que só isso não é o suficiente para criar um produto, porque apesar de termos o código pronto para amostragem, ainda falta a interface com o usuário.

Alguns optarão por uma aplicação web, mas em um ambiente fechado offline como uma portaria de prédio, onde apenas o porteiro usaria a câmera para identificar um visitante ou morador, a estrutura para configurar a câmera se tornaria mais complexa sem necessidade. Por isso, vou mostrar duas formas de interagir com a câmera sem precisar de um servidor web para fazer interface bonita e sem ter que programar um servidor web no ESP32.

Se você não viu ainda o artigo relacionado à TTGO T-Camera, aproveite para dar uma lida e pegar o código.

Programa pronto para stream: VLC

Essa é a primeira forma básica de interagir com a câmera. Basta instalar o VLC em seu computador e rodá-lo. O ponto negativo aqui é que sem nenhuma configuração adicional ele fará cache, de forma que você só verá o passado na tela.

Para usá-lo após abrir, bá em Media >> Open Network Stream.

Configurando stream para monitorar a câmera da TTGO

Daí coloque a URL da câmera.

Stream usando VLC

Depois de um tempinho fazendo cache, a janela ficará desse jeito:

Stream da câmera da TTGO

Shooter em Qt

Fiz um programa simples para capturar frames JPG e opcionalmente capturar frames em intervalos. O código está disponível no repositório git do blog através desse link. A tela é essa da imagem de destaque do artigo.

A partir desse projeto básico, podemos adicionar botões para interagir com a câmera. Pensando em um caso, poderia ser a câmera de interfone. Chegou alguém conhecido? Ótimo, não precisa levantar da cadeira, é só adicionar um botão para enviar um comando para o ESP32 acionar um relé.

Outra coisa interessante é que dá pra usar o ESP-EYES para fazer reconhecimento facial, o que não serve como único fator de autenticação, mas com certeza incrementa a segurança. Ou ao invés disso, agora que temos acesso à streaming ou frame através de um app, é fácil adicionar o reconhecimento fácil adicionar o reconhecimento facial externamente!

O  intervalo de tempo do spinbox desse programa é de 5 segundos para garantir que a resposta seja rápida o suficiente, porque da primeira vez leva um tempo até a câmera iniciar. Se o spinbox estiver em 0, o timer não é iniciado. Se o checkbox repetir estiver marcado, não será necessário clicar no botão Amostra.

Onde comprar a TTGO T-Camera?

A TTGO T-Camera está disponível no nosso parceiro Saravati, que possui loja física na Santa Efigênia e para quem é da capital de São Paulo, deve valer o passeio. De outro modo, a compra pode ser feita diretamente pelo site, através desse link.

Curso “Raspberry Pi para hobistas e profissionais”

Fiz um curso pequeno de Raspberry, abordando os temas fundamentais para sair do zero e terminar com o backup de um sistema personalizado e replicável; o curso não fará de você um hacker, mas o intuito é que não precise utilizar tutoriais cada vez que for dar um passo com o Raspberry. O curso tem apenas 16 aulas, indo da instalação básica em Linux ou Windows, depois o resto é mão-na-massa pelo console, nada de desktop.

Abordo personalização, comandos do shell, shell script básico, GPIO com shell script abordando a maioria dos conceitos, uma introdução (com exemplo funcional) em C e Python para manipular os GPIO, bitwise com expansor de IO, proteção do sistema contra corrupção do sistema de arquivos, backup etc.

Coloquei o preço mais baixo da Udemy, mas ainda assim estava acima do que eu esperava cobrar, por isso utilize o cupom de desconto DOBITAOBYTE para obter o melhor preço (R$21,00) – esse sim, o que era pretendido. Não que eu ache que venderei tanto, mas coloquei 200 cupons.

Ficarei feliz por sua aquisição, espero encontrá-lo por lá!

Vídeo

O vídeo demonstrativo de ambos os recursos apresentados nesse artigo estará disponível em breve no nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Se ainda não é inscrito, inscreva-se e clique no sininho para receber notificações. Não esqueça de deixar seu like, que é muito importante para o canal!

Projetos para sua empresa

Do bit Ao Byte é mais do que um blog. Somos uma empresa de serviços, cuja principal atividade é desenvolvimento e implementação de projetos embarcados e IoT.
Emitimos nota fiscal, elaboração de requisitos de sistema e documentação do código.
Não importa onde você esteja, montamos a prova de conceito e gravamos vídeo do projeto antes de entregar o código e/ou hardware configurado.

Em parceria com a AFEletrônica, projetamos e produzimos hardware industrial (também com nota), para lhe entregar a melhor experiência para seu projeto.

Se precisar de treinamento para sua equipe, palestra, projetos com requisitos, perícia forense digital, consultoria, auditoria, software ou hardware, somos quem você procura!
Entre em contato:
vendas@afeletronica.com.br
Ou direto comigo:
djames.suhanko@gmail.com

Será um prazer tê-lo como nosso cliente!