Como instalar o tubo laser da CNC L-560

A ECNC tem vídeo tutorial de como instalar o tubo laser, deixarei o link ao final. Resolvi escrever o processo porque em alguns casos pode ser mais agradável ler do que tocar e pausar o vídeo. Vejamos como instalar o tubo laser da CNC L-560, que é um pouquinho diferente das CNCs maiores (lembrando que “menor” nesse caso já é maior que um monte de CNCs laser comumente encontradas).

Como posicionar o tubo laser na CNC

Na L-560, para instalar o tubo laser, introduza-o pela lateral. As pontas do tubo laser não devem ser apoiadas em nada, pois o próprio peso da alavanca criada poderá romper o tubo.

Sei que não é necessário citar, mas para que a informação fique completa, evite colisões, por menores que sejam, afim de garantir a integridade do componente.

Antes de inserir o tubo, remova os parafusos das alças, então puxe as alças fora do suporte do tubo laser. A essa altura você já sabe perfeitamente que o tubo fica localizado na parte superior traseira da CNC, hum?

Espero que conheça nitroglicerina, pois farei agora uma analogia. O tubo laser tem altíssima sensibilidade, como a nitroglicerina. Em um impacto, a nitroglicerina explode e você morre. No caso do tubo laser, morre no bolso, comprando outro tubo.

Insira o tubo laser a partir do polo negativo de forma lenta (essa é a ponta em que está a saída do laser, mas sugiro que evite ficar contemplando se estiver com o tubo na mão, para evitar impactos do lado equidistante), evitando ao máximo segurar o tubo pelas bordas para não haver efeito alavanca; pare, respire, continue inserindo o tubo, sem impactos. A partir do momento em que o tubo estiver apoiado sobre o primeiro suporte, a coisa fica um pouco mais segura. Continue inserindo o tubo, sempre apoiando-o sobre as mãos. Quando ele estiver aproximadamente ao centro dos dois suportes, a balança inverte e o peso maior tende a estar na parte do tubo que já adentrou a CNC.  A suavização e mudança da balança pode ser percebida durante a inserção do tubo.

Continue inserindo, compensando a balança para que não haja impacto da ponta do tubo laser. Em dado momento a balança inverterá novamente, principalmente ao chegar sobre o segundo suporte. Isso acontece porque a partir de então o tubo estará nivelado e a parte do tubo que fica para fora faz peso o suficiente para ergue-lo novamente. Muito cuidado nessa hora para que o tubo não suba e bata sobre o tampo da CNC.

Após encaixado, gire-o de modo a deixar os conectores das mangueiras de silicone posicionados em sua direção. Essa é uma boa prática porque a mangueira tem o tamanho necessário e suficiente para a instalação e deixar os conectores da mangueira voltados para o lado de dentro da CNC representa algo como 7cm de diferença na distância (talvez mais).

A ponta do tubo laser deve ficar o mais próximo possível da alça de passagem do laser, na CNC. Eu deixei com 15mm de distância, considerando que isso fará uma redução da alavanca na ponta do tubo laser.

instalar o tubo laser

Quando o tubo estiver devidamente posicionado, mantenha-o suportado para que não erga, posicionando uma das mãos suavemente sobre o tubo laser para sustentá-lo, então encaixe novamente as partes superiores do suporte até encostar, não mais que isso. Não exerça força sobre os suportes, apenas garanta que o tubo ficará devidamente fixo, ainda que haja vibração da CNC. Prenda os parafusos firmemente (nesse caso, o esforço é perpendicular. Prenda-o com o mesmo vigor que antecedia a remoção desses parafusos). O tubo está preso!

Tubo laser Puri

O vídeo ao final do artigo mostra a instalação do tubo laser da marca Reci. Pode vir qualquer uma das duas marcas e no meu caso veio o tubo laser da marca Puri.

Características

O tubo laser da L-560 tem 100W de potência. Ele é consideravelmente maior que a largura da CNC e para que fosse possível ter uma CNC compacta, a ECNC projetou uma estrutura com entrada lateral para o tubo laser.

Esse tubo laser da marca Puri tem isolamento da alta tensão diretamente no tubo, de modo que a conexão deve ser feita através de emenda do fio positivo e do GND.

instalar o tubo laser

Devido à tensão de entrada, esse isolamento deve ser feito com o uso de fita de auto fusão. Essa fita é facilmente encontrada para venda online e em lojas de materiais elétricos e será fundamental para instalar o tubo laser adequadamente.

Utilização da fita de auto fusão

Se nunca usou uma fita de auto fusão, vamos aos detalhes.

Essa fita não possui cola e é bastante elástica. Ela deve ser esticada verazmente sobre a emenda, de modo que sua coloração se acinzente enquanto é enrolada sobre o fio. Não se esqueça de tirar o papel da fita durante a aplicação, para que uma camada sobreponha a outra sem interferências.

Essa fita tende a retornar à forma original, por isso quando aplicada com o devido tensionamento ela se apertará ainda mais, fundindo as camadas – e daí o nome “fita de auto fusão”. Depois de um tempo será impossível desenrolá-la, sendo necessário cortá-la para ter acesso ao fio novamente.

Ela será importante porque isola alta tensão. Quanto a isso, não devemos correr riscos, portanto, tenha esse cuidado ao instalar o tubo laser.

Após passar a fita de auto fusão, considere passar uma fita isolante comum sobre ela para ajudar a fixar ainda mais a parte final do isolamento, onde a resistência é menor.

Tubo laser Reci

Esse tubo laser é o mesmo modelo apresentado no vídeo que disponho ao final do artigo.

Características

O tubo laser da marca Reci não tem o isolamento no próprio tubo. Em contrapartida, a conexão dos fios é feita diretamente no tubo, utilizando os conectores que já vem nos fios da CNC. A vantagem maior desse tubo é não haver a necessidade de cortes, mas considerando a vida útil de 10.000 horas, por mais que seja utilizado, poucas vezes o tubo será trocado, então pode não haver significância em relação às características.

Para finalizar, após prender o cabo ao tubo, deve-se colocar novamente a capa de isolamento, que é como uma tampa vermelha que vai presa à ponta do tubo.

Conexão das mangueiras

Na CNC você encontrará duas mangueiras de silicone, uma de cada lado do tubo. Para conectá-la, seja muito, muito cuidadoso para não exercer força sobre o tubo de vidro, pois o tubo laser é a parte mais delicada da CNC e qualquer esforço é significativo. Se não tem ideia do quão representativo é o esforço aplicado em meros 2cm de distância, sugiro que dê uma lida nesse outro artigo.

Coloque a mangueira na conexão do tubo laser apoiando um dedo no lado oposto do conector, de modo que seja minimizado  o esforço para a inserção da mangueira de silicone. Encaixe-a lentamente, deixando os dedos afastados da borda da mangueira em uns 2cm.  Se os dedos estiverem sobre a borda da mangueira, haverá resistência na dilatação para o encaixe e você acabará fazendo um esforço muito maior do que o necessário.

Por fim, encaixe-a girando um pouco para a esquerda e para a direita, aplicando o mínimo de força no processo. Demore 30, 40 segundos se necessário. É bem mais barato que comprar outro tubo.

Após encaixar as mangueiras, prenda com uma fita Hellermann (ou “enforca-gato”, como é popularmente chamado). Apenas prenda a fita até que ela se ajuste. Não é necessário fazer nenhum esforço além de encostar até o último ponto da fita sem deformar a mangueira. Não é um motor de barco, não puxe a Hellermann como se estivesse indo para alto mar. Pode parecer que não fez efeito, mas acredite, existirá força o suficiente para evitar que haja vazamento de água.

Teste contra vazamentos

Agora precisaremos garantir que não há vazamentos nas conexões. Esse teste deve ser feito no momento em que todos os periféricos estiverem instalados, ligando o chiller. O laser deve permanecer desligado, não só pelo teste, mas pelo procedimento necessário inicial, que descreverei em outro artigo; mas não se preocupe, porque ao adquirir a CNC laser da ECNC, você poderá optar por instalação feita por um técnico ou você mesmo fazer o procedimento, suportado por whatsapp, e-mail e vídeo, além de poder se referenciar por esses artigos que estou escrevendo.

Enquanto não for testado não coloque a caixa de proteção do tubo (exceto para proteger até o momento do teste).

Após o teste, coloque a caixa de proteção do tubo laser, tomando os mesmos cuidados no processo de inserção do tubo laser, evitando impactos.  Adotei o processo de pousar a caixa de proteção no antebraço, mantendo o nivelamento e sem tocá-lo no tubo laser. Prenda primeiramente o parafuso superior para que seja retirado de seu braço o esforço necessário para que a caixa não toque o tubo laser. Não prenda-o até o final enquanto não inserir os demais parafusos, nem o prenda de menos para não correr o risco do parafuso cair enquanto posiciona os demais parafusos. Cuidado para não girar de forma exacerbada a caixa de proteção para que ela não se transforme em uma antítese (se não conhece a figura de linguagem em questão, estou dizendo que a caixa de proteção pode vir a quebrar o tubo laser, invés de protegê-lo, se ao tentar posicioná-lo ele girar demasiadamente).

Onde comprar tubo laser de CO2 ?

Na ECNC, claro. Eles tem uma loja virtual, fornecem material de reposição, dão suporte, produzem hardware de extrema qualidade. Nada como alguém em quem se possa confiar (e contar).

Onde comprar a CNC laser L-560?

Na eCNC, claro. Esse é o modelo de saída, com área de corte de 60×50 e todas as incríveis características descritas nesse outro artigo. Lembre-se que as CNC da ECNC são nacionais, de altíssima qualidade e totalmente suportadas. Mas leia o artigo supracitado para conhecê-la melhor e apaixone-se!

Próximos artigos relacionados

Estou fazendo esses artigos detalhados para mostrar o processo de operação e manutenção da CNC. Se você comprar com suporte local, o técnico deverá fazer todo o processo e deixar a CNC operacional em menos de 1 hora, é muito fácil “mesmo”, só deve-se prezar pelos cuidados.

Quero mostrar no próximo artigo o processo inicial de preparação do chiller, remoção de bolhas, controle de temperatura e rotina padrão antes de iniciar o uso. Também quero discorrer a respeito de um recurso de proteção exclusivo da CNCs da ECNC.

Em outro artigo pretendo mostrar o alinhamento dos espelhos e finalmente, a primeira utilização.

Vídeo

O vídeo da ECNC com todo o processo para instalar o tubo laser e o processo de montagem (incluindo os artigos que ainda escreverei) é esse.

Um vídeo simples, apenas mostrando o local que comporta o tubo laser (para ficar claro de quê estou falando) pode ser visto aqui.

Vídeos relacionados

Em breve iniciaremos o processo de corte, utilização do software LaserCAD, QCAD, Inkscape, conversões e outras dicas, além de projetos muito interessantes. Gostaria de deixar como sugestão essa playlist de QCAD, focado em corte laser.

Atualmente se faz necessário produzir vídeos, então focarei muito mais nisso a partir de agora. No canal DobitaobyteBrasil no Youtube (que até então era utilizado apenas para provas de conceito), devo adicionar todos os vídeos relacionados a corte e gravação na playlist CNC L-560, assim como os tutoriais de QCAD deverão estar na playlist mais acima. Se não é inscrito ainda, inscreva-se, clique no sininho para receber notificações e até a próxima!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.