19 de setembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Como gravar o ESP-01 fácil

como gravar o ESP-01

Lá no surgimento do ESP-01 escrevi alguns artigos mostrando como gravar o ESP-01, mas agora está mais fácil ainda. E depurar também, porque esse adaptador da Saravati expõe os pinos da MCU (link do adaptador para ESP-01), de modo que podemos gravar, reiniciar e testar sem ter que desconectá-lo da USB. Isso, em minha opinião, era a parte mais chata em usar ESP-01. Conectar a um FTDI já me dá preguiça e nada é mais fácil do que encaixar e usar, hum?

Como gravar o ESP-01 nesse adaptador

Simples: Coloque o ESP-01 na placa. Coloque um jumper entre os pinos VCC e EN. Encaixe o adaptador na porta USB e aí é só gravar o ESP-01! Precisa testar? Retire o jumper, aperte o botão de reset e faça os testes, sem precisar retirar o adaptador da USB. O mesmo para regravá-lo.

Como adicionar o ESP-01 na IDE do Arduino?

já coloquei essa referência em pelo menos duas dúzias de artigos, mas sempre tem quem reinstala a IDE ou está iniciando.

O ESP-01 é um ESP8266. Para adicionar o suporte às placas ESP8266 na IDE do Arduino, abra a IDE e vá em Arquivo > Preferências e inclua essa URL em Boards Manager:

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Se já tiver alguma URL lá, apenas separe-as com uma vírgula.

Após fazer isso, vá até a seleção de placa e dentro do menu clique no primeiro item: Boards Manager. Aí é só digitar e ESP8266 na caixa de pesquisa e instalar o suporte. Deve levar algum tempinho baixando a toolchain, essa velocidade dependerá de sua conexão com a Internet. Quando concluído, volte ao menu Ferramentas > Placa e selecione seu ESP. Não esqueça de selecionar também a porta. Feito isso, só gravar, conforme o processo descrito mais acima.

Ainda se usa ESP-01?

Talvez o ESP-01 seja subestimado, considerando a quantidade de boas placas ESP8266 e ESP32 que estão no mercado atual, mas o ESP-01 é o menor de todos, o mais barato e o mais adequado para integrar em uma solução já consolidada que não tenha conectividade. Mostrei uma comunicação do Arduino com o ESP-01 sem AT. Não use AT, isso subutiliza a MCU. São 80MHz e WiFi, não há razão para ao menos entregar um pouco de processamento a ela.

Onde comprar adaptador pra ESP-01?

Duvido que alguém tenha feito a façanha de não ver o link no primeiro parágrafo, mas assim aproveito pra recomendar a Saravati, que tem uma linha bastante ampla de dispositivos para home automation, dos quais tenho escrito frequentemente. Aproveite o link e veja também o que encontra no site.