Como gravar fotos e imagens na CNC laser

Ainda está um pouco cedo para anunciar o projeto em andamento, mas uma das coisas que será feito nele é a gravação de uma imagem sobre o acrílico que será cortado para compor o projeto. Algumas CNC laser permite a gravação de imagem diretamente através do software, como é o caso da CNC laser da ECNC, utilizando o software LaserCad que vem junto com ela. Nesse artigo pretendo descrever como gravar fotos e imagens na CNC laser, utilizando uma das várias técnicas possíveis.

Como preparar uma imagem para gravar a laser

Já mostrei como converter imagens em SVG, que é um ótimo processo para corte e risco. Esse processo você pode ver aqui. Eu utilizei essa técnica para cortar o console retrô, porque quis cortar o dragão do Mortal Kombat no case (que também virou artigo, como você pode ver aqui).

Dessa vez o que precisamos é uma gravação que dê dimensão. No caso, estou usando uma imagem preparada propositalmente com uma resolução inferior, mas dá pra obter excelentes resultados com fotos, seguindo os passos descritos aqui.

Inevitavelmente eu usei o Photoshop em uma máquina virtual, porque o Gimp é bem bacana, mas não consigo chegar nos mesmos resultados por falta de habilidade.

Selecione a imagem que pretende gravar

O primeiro passo é selecionar uma imagem. Se você veio até esse artigo por meio de pesquisa no Google, certamente já tem a foto ou imagem que pretende gravar. Ela já deve estar na dimensão pretendida ou então os ajustes deverão ser feitos no programa de edição de imagem escolhido – no meu caso, o Photoshop. A partir da imagem abaixo eu fiz uma composição temática:

Trabalhe os detalhes

Se quiser remover o fundo ou fazer ajustes, a hora é agora. Faça os ajustes com Ctrl+Shift+B para equilibrar as cores, então converta a imagem para grayscale com Ctrl+Shift+U.

Se algumas áreas estiverem muito densas, elas se somarão à região mais próxima, formando um bloco. Dá pra evitar muito ajustes, mas um bom parâmetro de preto é algo em torno de 13% pra rosto e entre 5% pra olhos.

Depois, use o filtro de sharpen para dar uma enfatizada nos pixels, seguindo Filter > Sharpen > unsharp Mask.

Mesmo que tiver deixado com tons de cinza seguindo os primeiros passos, a imagem ainda será RGB. Entre no menu Image > Mode > Grayscale. Depois disso, Image > Mode > Bitmap. Abrir-se-á uma janela a posteriori, na qual se deve entrar com os parâmetros Output: 200px/cm, trocar o método por Halftone Screen Frequency e ajustar para 200 lines/cm. No ângulo, coloque 15 degreesShape: Round. A Image já estará desse jeito:

Como gravar fotos e imagens na CNC laser

Salve a imagem com o formato suportado pelo seu software. No caso do LaserCad, vários formatos são permitidos. Salvei em BMP natural, mas poderia ter optado por profundidade de 1 bit.

Antes de sair do Photoshop, dividi a imagem em 9 partes e peguei a quinta parte para testar no acrílico. Sempre é necessário tirar uma amostra.

Eu já defini diretamente no Photoshop o tamanho final da imagem pela questão de resolução, mas é possível aumentar ou diminuir no LaserCad, definindo o tamanho de X e Y no canto superior esquerdo, no terceiro e quarto inputbox.

Como gravar fotos e imagens na CNC laser

Na CNC laser da ECNC, a L560 com laser de 100w, defini velocidade de 300 e potência de 8. Foi o suficiente, não fez fumaça e nem aparecia nada durante a gravação. Não se preocupe, é comum não ver a gravação durante o processo em material branco.

Após gravado, limpe com uma flanela levemente umedecida, seque bem e passe com o dedo mesmo uma tinta acrílica escolar. Logo após passar a tinta, remova todo o excesso com um pano e voi-lá!

Agora você já sabe como gravar fotos e imagens na CNC laser e poderá dar mais vida aos seus projetos também!

O resultado é a imagem de destaque desse artigo, que foi gravada em um material bonito, mas apenas para teste. A gravação final será uma composição de outras duas chapas de acrílico, uma que imita mármore e uma que imita madrepérola. Toda essa diversidade só poderia vir de um fabricante, a Sinteglas, que produz a maior variedade do Brasil em acrílicos especiais que imitam pedra, tecido, mármore, metal, 3D, 23 tipos de acrílicos espelhados, acrílicos coloridos, acrílicos fluorescentes e vários outros, totalizando mais de 250 tipos. E se precisar de algum acrílico na paleta Pantone, é só mandar a cor que eles fazem sob encomenda!

Visite o instagram deles para ver uma enormidade de materiais. O site, temporariamente problemático, é esse.

Já detalhei sobre a qualidade da Sinteglas nesse outro artigo, mas em breve escreverei um artigo e disporei um vídeo sobre como é fabricado o acrílico, pois tive a honra do convite para conhecer todo o processo e, acreditem, é incrível!

Quanto a CNC laser, se está pensando em adquirir uma, não erre. A ECNC é uma indústria brasileira e e em todos os grupos de CNC seu nome é imaculado e bendito.

Já escrevi um artigo sobre as recomendações, que remetem a vídeos relacionados.

Já escrevi também sobre meu primeiro intento, que foi a pior CNC laser do mercado, desprezada por todos e motivo de tristeza aos que compraram em um momento de desinformação. Não arrisque seu suado dinheiro em tranqueiras como essa.

Já ficou bacana assim, mas tenho certeza de que o projeto final causará muito mais impacto, é só ir acompanhando aqui e em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube, onde disporei um vídeo demonstrando o projeto final, assim que concluído!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.