Como fazer um espelho infinito

Que maker nunca viu um “espelho infinito”, hum? E é fácil fazer. O acabamento é que dá mais trabalho, mas vou descrever o processo básico nesse artigo, após descrever o projeto.

Espelho infinito

Sabe aquele efeito que vemos quando apontamos um espelho contra o outro e a imagem se replica continuamente? Alguém teve a ideia de aproveitar esse efeito e fazer um projeto utilizando LEDs. É bastante atrativo o resultado, podendo ser usado em decoração.

Para que o efeito possa ser aproveitado, precisamos do espelho de fundo, um conjunto que componha a moldura em cor preta e a parte frontal com filme espelhado ou fumê. O filme pode ser comprado facilmente pela Internet. Os projetos que vi até agora foram todos feitos com vidro e espelho, mas esse que eu fiz é totalmente em acrílico.

Para o fundo, utilizei acrílico espelhado especial Sinteglas, o MR002 prata. A moldura e base foram feitas com o acrílico preto especial (que sairá de linha, infelizmente) e a parte frontal utilizei acrílico cristal da Cristal e Cores com a aplicação de filme. Era só pra testar, sempre corto um projeto inicial para depois fazer o produto final e aí o acabamento não fica grande coisa na primeira peça, mas de qualquer modo resolvi compartilhar o resultado. Portanto, ignore as bolhas da aplicação do filme, porque fiz de qualquer jeito, mas vou explicar a técnica correta e posteriormente farei vídeo do produto final.

Aplicação do filme

Após definir o filme que será utilizado, borrife água com detergente sobre o acrílico (ou o vidro que for utilizar), então tire a película do filme e o lado do filme cuja película estava grudada deve ser colocado sobre a peça a qual será aplicado. Com uma peça de silicone (preferencialmente), vá alisando o filme até remover toda a água. Evite deixar bolhas, mas se ocorrer, fure com uma agulha e continue o processo de arrasto. Em algum momento o acabamento ficará perfeito.

Espelho do fundo

O espelho do fundo pode ser diretamente o fundo. Eu preferi fazer uma peça extra e grudar o acrílico espelhado com fita dupla face Sinteglas para acrílicos. As duas peças mais significativas estão prontas!

Moldura

A moldura do espelho infinito deve ter distância o suficiente para colocar LEDs endereçáveis nas laterais. É apenas 1 fileira de LEDs, o resto é replicação do espelho. Cole os LEDs endereçáveis e faça a conexão com alguma MCU. Já escrevi diversos artigos relacionados a LEDs endereçáveis, sendo o mais antigo esse aqui. Escrevi mais sobre NeoPixel, usando o WS2811. Mostrei o uso de NeoPixel com ESP8266, no cubo Tesseract e controle pixel a pixel. Não falta leitura para isso, hum?

Tendo evitado a entrada de luz na caixa do espelho, o resultado deve ser semelhante ao da imagem de destaque. Se quiser dar uma olhada em um breve vídeo, passe em nosso perfil no Instagram – aproveite para seguir-nos.

Corte laser

O corte foi feito na CNC laser da ECNC, a L-560 com tubo de 100W. Ela é produzida no Brasil e posso garantir, é fantástica! Atualmente a ECNC tem também um novo modelo de entrada de menor custo, mais compacta para uso doméstico, mas a minha está na sala. Se quiser mais detalhes, aqui está a razão pela qual indico a ECNC. Para não cair em arapucas, também escrevi sobre uma experiência terrível que tive com a marca de CNC laser mais odiada do mercado, a Visutec. E tem pessoas que passaram por situação muito pior, não se arrisque a perder dinheiro.

Apesar da CNC laser cortar diversos tipos de material (nunca corte materiais que contenham cloro), eu prefiro sempre trabalhar com acrílico, uma vez que o material sai acabado. No caso, uso acrílicos especiais da Sinteglas, que produz acrílicos 100% cast – o melhor tipo de acrílico para se trabalhar e com ótima durabilidade. Tenho certeza que um dia o site deles funcionará bem, pra hoje o que temos é esse. Mas você pode conferir os mais de 500 tipos de acrílicos no Instagram.  Recomendo também esse vídeo que fiz na fábrica da Sinteglas, mostrando como é produzido o acrílico. Também tenho uma playlist da ECNC, mostrando a fábrica e a apresentação da L-560.

 

Prefere comprar pronto?

Temos agora uma loja, mas não são produtos para makers. Se você chegou até esse artigo por outro meio que não um grupo de nerds, talvez tenha interesse em adquirir o seu produto pronto para decorar sua mesa do escritório, um quarto de criança, uma mesinha da sala, etc. Nesse caso, visite nossa loja na Loja Integrada (ainda sem domínio próprio, mas a procedência está atrelada ao bom nome desse blog).

Até a próxima!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.